Foto: Torcida do Flamengo – Gilvan de Souza / Flamengo
Dois dias antes de tomar posse, a nova diretoria do Flamengo, que promete força total na Libertadores 2019, a fim de que o time volte a ganhar o título após 38 anos da única conquista em 1981, já saberá o resultado do sorteio dos grupos, que a Confederação Sul-Americana de Futebol realizará na próxima segunda (17), às 10 da noite, na sede do município de Luque, nos arredores da capital Assunção. A posse da nova diretoria do Flamengo será quarta (19), às 19 horas, no salão nobre da Gávea.
ABEL BRAGA – O técnico de 66 anos volta ao Flamengo 15 anos depois de ter sido campeão carioca em 2004, com o objetivo de ser novamente campeão brasileiro, título que ganhou pela última vez em 2012 com o Fluminense, e treze anos depois de ter sido campeão da Libertadores e do Mundial de clubes de 2006 com o Internacional.
TRÊS CABEÇAS – Além do River Plate, atual campeão, só dois brasileiros deverão ser cabeças de grupos da Libertadores 2019: o Palmeiras, campeão brasileiro, e o Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil. O Atlético Paranaense, campeão da Copa Sul-Americana, poderá figurar em um dos potes do sorteio com o Flamengo, vice-campeão brasileiro, e com o Internacional, terceiro colocado. O Grêmio, quarto colocado, estará em outro pote, assim como o Boca Juniors, atual vice-campeão da Libertadores.
47 EQUIPES – Restam apenas duas das 47 vagas a serem preenchidas pelo futebol boliviano, de vez que os outros 45 times, tanto da fase prévia, quanto da fase de grupos, estão definidos. Os primeiros brasileiros a entrarem em campo serão o São Paulo, quinto, e o Atlético Mineiro, sexto do Brasileirão 2018, que estrearão na pré-Libertadores. Pela primeira vez, em 59 anos, a Libertadores será decidida em jogo único, no sábado, 23 de novembro de 2019, no Estádio Nacional de Santiago do Chile.