A CADA RODADA, NOVA DECEPÇÃO do Vasco, que sofreu na noite deste último sábado (29) de julho a 11ª derrota em 16 jogos do Campeonato Brasileiro, sem capacidade de reação para sair do último lugar. Único ainda sem dois dígitos na pontuação, o Vasco é 20º com 9 pontos, só duas vitórias e o que mais perdeu, além de ter o pior ataque – 12 gols em 16 jogos – e de ter se igualado ao Coritiba, com 28 gols sofridos, com a segunda defesa mais vazada. 

CORINTHIANS 3 x 1 VASCO, na segunda derrota consecutiva do técnico argentino Ramon Diaz, que teve duas semanas cheias para melhorar o rendimento, até com a chegada de novos contratados, indicados por ele próprio, ainda não se viu progresso nas atuações da equipe, que sofreu a quinta derrota como visitante, com oito gols marcados e 16 sofridos. Não à toa, o Vasco faz a pior campanha entre os times de todas as divisões do futebol brasileiro em 2023.

O TÉCNICO Vanderlei Luxemburgo usou bem o rodízio de novatos e experientes, e o Corinthians subiu mais uma posição, terminando a 17ª rodada em 14º com 19 pontos, com a 3ª vitória como mandante, já definida no 1º tempo com o gol do meia Maycon, após boa assistência de Renato Augusto aos 18 minutos. Bom dizer: dos 312 jogos na Arena Corinthians, 185ª vitória, 20ª em 48 jogos sem torcida. O último sem público havia sido em 25/9/2021, com 2 x 1 no Palmeiras.

O CORINTHIANS ampliou a vantagem na volta do intervalo, com Yuri Alberto, aos 16 minutos, após assistência de Roger Guedes, que fez o 3º gol aos 28, tornando-se o maior artilheiro da Arena Corinthians com 31, superando os 30 gols de Jô. O Corinthians foi rápido ao abafar a tentativa de reação do Vasco, que em boa jogada de Gabriel Pec, com drible sutil no goleiro Cassio, havia feito o gol aos 25 minutos. 

DESDE QUE LUXEMBURGO assumiu, sétima vitória do Corinthians, que empatou três jogos e perdeu dois. O time dos 3 x 1 no Vasco: Cassio, Bruno Mendez, Gil, Caetano (Fagner) e Fabio Santos (Mateus Bidu); Ruan Oliveira (Mateus Araújo), Maycon e Renato Augusto (Fausto Vera); Adson (Biro), Roger Guedes e Yuri Alberto. O Corinthians será visitante no próximo jogo com o Internacional, sábado (5), e terminará o turno, em casa, dia 13, com o Coritiba.

NA 11ª DERROTA, o Vasco estreou o meia-atacante Paulinho Paula, ex-Al Shabab, da Arábia Saudita, e os atacantes Praxedes, de 21 anos, emprestado pelo Internacional, e Sebastián Ferreira, paraguaio de 26 anos, emprestado pelo Houston Dynamo, sem que nada tenham acrescentado. O time: Leo Jardim, Capasso, Miranda (Paulo Henrique) e Leo; Puma (Orellano), Medel, Jair (Paulinho Paula), Praxedes (Carabajal) e Piton; Figueiredo (Gabriel Pec) e Ferreira.

A ÚLTIMA VITÓRIA do Vasco foi sobre o Cuiabá por 1 x 0, gol de Jair, de pênalti, na 2ª feira, 26 de junho, no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, pela 12ª rodada. O próximo jogo será com o Grêmio, com local a ser marcado pela CBF, e na última rodada do turno o Vasco visitará o Bragantino, 2ª feira, 14 de agosto. O Vasco ainda tem jogo atrasado da 15ª rodada com o América Mineiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

ESTREANTE BRILHA COM DOIS GOLS

O ATACANTE Artur Gomes, de 25 anos, mineiro de Uberlândia, comprado por R$16 milhões do Sporting de Lisboa, brilhou na estreia no Cruzeiro, marcando os dois primeiros gols do empate com o Athletico Paranaense em 3 x 3, na tarde deste sábado (29), na Arena da Baixada, em Curitiba. O Athletico empatou com Madson e Pablo, o Cruzeiro fez 3 x 1 com Wesley, mas Fernandinho estabeleceu o empate final, de pênalti, aos 44 minutos do 2º tempo.

FOI O TERCEIRO EMPATE do Athletico Paranaense, que desceu do 5º para o 7º lugar com 27 pontos, e o quinto empate do Cruzeiro, que subiu do 11º ao 10º com 23 pontos. O Cruzeiro terá a semana integral para se preparar para o jogo da 18ª rodada com o líder Botafogo, domingo (6), no Mineirão. O Athletico fará o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores com o Bolívar, 3ª feira (1), em La Paz, e na 18ª rodada jogará com o Santos, sábado (5), na Vila Belmiro.

 BRAGANTINO ATROPELA FORTALEZA

COM GRANDE EXIBIÇÃO, o visitante Bragantino subiu duas posições e terminou a 17ª rodada em 6º, ao vencer o Fortaleza por 3 x 0, na noite deste sábado (29), na Arena Castelão. Os gols foram dos jovens Luan Cândido, lateral-esquerdo mineiro de 22 anos, aos 23 minutos do 1º tempo, e dos atacantes Bruno Gonçalves, paulistano de 22 anos, e Thiago Borbas, uruguaio de 21 anos, aos 24 e aos 47 minutos do 2º tempo.

O BRAGANTINO, do técnico português Pedro Caixinha, visitará o Coritiba na 18ª rodada, sábado (5), e na última rodada do turno receberá o Vasco, 2ª feira (14), em Bragança Paulista. Com a sexta derrota, o Fortaleza, do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, desceu duas posições e terminou a 17ª rodada em 11º com 23 pontos. Na 18ª o Fortaleza visitará o Goiás, e na última rodada do turno, domingo (13), receberá o Santos.

Fotos:Peter Leone/Ofotografico/Agenc​ia O Globo e Meu Timão