Uma árbitra pela primeira vez em jogo da Série A do Campeonato Brasileiro de 2019, é a novidade do encerramento da sexta rodada. CSA x Goiás, na noite da próxima segunda (27), no estádio Rei Pelé, em Maceió, será apitado por Edna Alves Batista,  paranaense de 39 anos, que domingo passado dirigiu América Mineiro 1 x 2 Sport pela Série B, em Belo Horizonte.

O trio que representará a arbitragem brasileira na Copa do Mundo feminina de 7 de junho a 7 de julho na França, só não estará completo em Maceió porque Tatiane Sacilotti, uma das assistentes, ainda se recupera de contusão, e será substituída por Emerson Carvalho, que atuou na Copa de 2018 na Rússia. A outra assistente, Neuza Back, estará em CSA x Goiás.

15 ANOS DEPOIS – A última vez que uma mulher havia apitado na Série A do Campeonato Brasileiro foi em 2004, quando a paulista Sílvia Regina Oliveiradirigiu Fortaleza x Paysandu. Por coincidência, Sílvia fará parte da arbitragem da próxima segunda (27) porque atuará como supervisora do VAR (sigla em inglês do árbitro de video). O CSA, ainda sem vitória em cinco rodadas, é décimo oitavo com três pontos, e o visitante Goiás é sexto colocado com nove pontos.

CAMPO DA ÁGUA – É o que significa Goiorê, cidade do noroeste do Paraná, a 530 km da capital Curitiba, onde nasceu a árbitra Edna Alves Batista, de 39 anos. Capricorniana de 10 de janeiro de 1980, formada em Educação Fisica e criadora do belo projeto Viva a Vila, de apoio a crianças carentes, com aulas de ginástica e futebol, em sua cidade, Edna é da CBF desde julho de 2007. Ela será, com Neuza e Tatiane, uma das 24 árbitras e 48 assistentes da Copa do Mundo feminina da França.

Foto: Divulgação CBF