EPA-EFE/PAOLO MAGNI
Era para Cristiano Ronaldo descansar no jogo desta última quarta (26) do ano, mas a situação apertou para a Juventus, que ficou ameaçada de perder a invencibilidade com a virada da Atalanta (2 x 1), em Bergamo, e o técnico não teve outra saída, se não a de tirá-lo do banco do reservas.
Cristiano Ronaldo entrou aos 25, no lugar do alemão Khedira, e só precisou de oito minutos para empatar, desviando de cabeça o escanteio do bósnio Pjanic, e mantendo a Juventus como único invicto. Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro estreante da história do Campeonato Italiano a fazer gol em sete jogos consecutivos. Na quinta rodada, a primeira em que marcou, fez um gol nos 2 x 0 no Frosinone, e na sequência, na Udinese (2 x 0), Empoli (2 x 1), Milan (2 x 0), Fiorentina (3 x 0), Torino (1 x 0) e nos 2 x 2 desta quarta, no estádio Atleti-Azzurra, em Bergamo, no segundo empate, em que a Juventus esteve mais perto de perder a invencibilidade no campeonato 2018-2019.
VANTAGEM AMPLIADA – A Juventus não só manteve a invencibilidade com o décimo terceiro gol de Cristiano Ronaldo, isolado na artilharia do campeonato, como também ampliou a vantagem, em nove pontos, sobre o vice-lider Napoli , que segurou o quanto pôde a pressão da Inter, no estádio Giuseppe Meazza, em San Siro. O gol do atacante argentino Lautaro Martinez, aos 46 do segundo tempo, deixou o Napoli com 41 pontos, após a segunda derrota. A Juventus, única invicta, chegou aos 50 pontos.
COM MENOS UM – A líder Juventus ficou com menos um desde os sete minutos do segundo tempo, quando o volante Rodrigo Betancur, 21 anos, titular do Uruguai na Copa do Mundo 2018, foi expulso pelo árbitro Luca Banti, que marcou 34 faltas (18 da Atalanta) e mostrou seis amarelos (dois da Juventus). Ele já tinha amarelo e cometeu falta dura no atacante colombiano Duvan Zapata, autor dos dois gols da Atalanta e que chegou ao oitavo nos últimos cinco jogos. Zapata é de Cali, tem 27 anos, 1,90m, joga na Itália desde 2013 e está emprestado à Atalanta pela Sampdoria, de Gênova.
LEVOU A VIRADA – A Juventus iniciou na pressão e abriu o placar logo aos dois minutos, com o gol contra do zagueiro Berat Djimsiti, 25 anos, 1,90m, suíço-albanês, que errou ao desviar o cruzamento do lateral brasileiro Alex Sandro. Duvan Zapata empatou aos 24, de canhota, após dois dribles no zagueiro Bonucci. Na volta do intervalo, Duvan Zapata fez o gol da virada aos 12, após escanteio. O técnico Massimiliano Allegri teve que recorrer a Cristiano Ronaldo, tirando o alemão Khedira.
CRISTIANO RONALDO fez o gol de empate e manteve a invencibilidade da Juventus após 18 rodadas na liderança, além de ser o primeiro estrangeiro a marcar gol em sete rodadas consecutivas do Campeonato Italiano. A zaga da Atalanta se descuidou e o artilheiro se antecipou para o desvio de cabeça. Cristiano Ronaldo seria poupado após 1.520 minutos consecutivos em campo, em que marcou 11 gols e deu cinco assistências. Ele só havia sido substituído nos 10 minutos finais da vitória (3 x 0) sobre a Fiorentina.