O presidente da Fifa apresenta condolências a Edinho, filho de Pelé.

O PRESIDENTE DA FIFA revelou nesta 2ª feira (2), durante o velório na Vila Belmiro, que já está conversando com as 211 Federações filiadas para que cada país tenha um estádio com o nome de Pelé. Gianni Infantino resumiu a proposta: “Vamos assegurar que todos do mundo do futebol relembrem dele para sempre”.

SUÍÇO-ITALIANO de 52 anos e desde 2016 presidente da Fifa, Infantino disse que “Pelé deixou legado único, ao receber presente de Deus, que poucas pessoas na Terra tem, que é tocar o coração e a emoção do ser humano. Foi uma bênção que o Senhor concedeu a Pelé, iluminado, e muito à frente do seu próprio tempo”.

CONTROLADORA do futebol mundial desde 1904, a Fifa tem 211 países filiados, mais 16 que a Organização das Nações Unidas (ONU), que conta com 195, sendo 54 na África, 48 na Ásia, 44 na Europa, 35 na América e 14 na Oceania. O maior é a Rússia, com 17.098.246 km2 e 11 fusos horários diferentes.

INFANTINO LEMBROU que conheceu Pelé pessoalmente, mas não teve a sorte de vê-lo jogar, assim como outras tantas pessoas ao redor do mundo, milhões, bilhões: “Meu pai me falou tanto sobre a arte dele, que só pude apreciar nos vídeos, às vezes sem querer nem mesmo acreditar no que estava vendo ele fazer em campo”.

O PRESIDENTE DA FIFA fez questão de ressaltar: “Pelé foi o primeiro do mundo a fazer tantas coisas que 99 por cento dos jogadores apenas podem sonhar, e talvez 1 por cento possa conseguir fazer algumas das coisas que ele fez. Não é demais repetir que vamos fazer tudo para que todos se lembrem dele para sempre”.

O VELÓRIO DE PELÉ, no centro do gramado do estádio da Vila Belmiro, onde se ajoelhou e abriu os braços, após jogar só 20 minutos, pela última vez, na noite da 4ª feira, 2 de outubro de 1974, 21 dias antes de completar 34 anos, em Santos 2 x 0 Ponte Preta, será encerrado às 10 horas da manhã desta 3ª feira (3).

DEPOIS, SERÁ REALIZADO um cortejo pelas principais ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde mora D.Celeste, mãe de Pelé, que completou 100 anos em novembro. Maria Lúcia, de 78 anos, irmã de Pelé, disse que a mãe ainda não foi informada da morte, o que será feito por ela e pelos sobrinhos Edinho e Kelly.

O SEPULTAMENTO será no Memorial Necrópole Ecumênica, primeiro e mais completo cemitério vertical do mundo, a pedido do próprio Pelé, que sempre foi muito realista com relação à morte. Só as pessoas da família terão acesso à cerimônia. 

  • TAMBÉM NO VELÓRIO, Alejandro Dominguez, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), informou que será respeitado um minuto de silêncio pela memória de Pelé, em todos os jogos da Libertadores, até as oitavas de final.
  • A CONFEDERAÇÃO Brasileira de Futebol (CBF) colocou a foto de Pelé abraçando Jairzinho, com uma única palavra: Eterno. A homenagem está na entrada principal da sede da Avenida Luis Carlos Prestes 130, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Fotos: UOL e GOAL