TAL COMO NA FINAL de 17 de março, em que venceu o Boca de virada, na decisão da Libertadores, em Maldonado, no Uruguai, o Flamengo ganhou o Intercontinental Sub-20, com outra virada por 2 x 1 sobre o Olympiacos da Grécia, campeão da Europa, neste sábado (24), no Maracanã.
O VOLANTE Liatsikouras abriu o placar aos 9 minutos do 2º tempo e a virada do Flamengo foi com Caio Garcia, aos 27, quando o goleiro Botis deu rebote no chute de Wallace Yan, e com Felipe Teresa, aos 48, no último minuto dos acréscimos, após cruzamento de Wallace Yan.
CAIO GARCIA, autor do 1º gol, é paulista e foi revelado na Ferroviária de Araraquara. Felipe Teresa, autor do gol da virada, é de Guaraqueçaba, bela cidade do litoral paranaense, a 171 km da capital Curitiba. Ele diz que se inspira no meia uruguaio De la Cruz, sua principal referência.
OS CAMPEÕES: Dyogo Alves, Daniel Sales (Da Mata), Iago, João Victor e Zé Wellington (Jean Carlos); João Alves (Caio Garcia), Guilherme (Felipe Teresa) e Rayan Lucas; Shola (Adriel), Mateus Gonçalves e Wallace Yan. 32 mil torcedores fizeram a festa do título no Maracanã.
O TÉCNICO FILIPE LUIS acertou ao substituir o nigeriano Shola, bem abaixo do rendimento normal, e ao trocar Zé Wellington por Jean Carlos, que deu mais consistência na marcação. Mas as entradas de Caio Garcia e Felipe Teresa, autores dos gols, mostraram o quanto o técnico fez boa leitura do jogo.
CATARINENSE de 39 anos, natural de Jaraguá do Sul (9/8/1985), Filipe Luis iniciou como lateral-esquerdo do Figueirense, de onde saiu em 2006 para 13 anos na Europa: La Coruña (136 jogos, 8 gols); Atlético de Madrid (333 jogos, 12 gols), Chelsea (26 jogos, 1 gol), voltando ao Brasil em 2019.
FILIPE LUIS encerrou a carreira no Flamengo (2019 a 2023), com 176 jogos, 4 gols e 10 títulos: 2 Brasileiros; 2 Libertadores; 2 Supercopa do Brasil; 2 Cariocas; Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Em 2022 fez o curso de técnico da CBF e em maio de 2023 obteve a Licença B para dirigir equipes de base.
FILIPE LUIS assumiu o Sub-17 do Flamengo em 18 de janeiro de 2024, ganhou a Copa Rio, e passou a dirigir o Sub-20 em 13 de junho, com a saída do técnico Mario Jorge, campeão da Libertadores, hoje no comando da seleção Sub-17 da Arábia Saudita.
FLAMENGO 2 x 1 OLYMPIACOS teve atuação correta do jovem trio de arbitragem venezuelano, Yender Herrera, de 32 anos, que só advertiu com cartão o meia grego Bakoula, e os assistentes Alberto Ponte, de 31, e Migdalia Rodriguez, de 29, precisos na marcação dos impedimentos. O árbitro peruano Joel Alarcon, monitor do VAR, não interveio.
Fotos: Flamengo / Facebook e Thiago Ribeiro