COM SEIS PONTOS EM SETE JOGOS, o Vasco pode entrar no rebaixamento, depois de sofrer a terceira derrota na noite de ontem (20) para o São Paulo por 4 x 2, se o Corinthians, 17º com 5 pontos, vencer o Flamengo na tarde de hoje (21), no Maracanã. O Vasco já saiu para o intervalo perdendo por 2 x 1, reagiu e empatou aos 38, mas sofreu dois gols nos quatro minutos finais do jogo, com recorde de renda e público em 2023 no Morumbi: R$3.335.063,00. 57.399 pagantes.

O VASCO INICIOU BEM, perdeu chance de abrir o placar logo no primeiro minuto, cedeu espaço e o São Paulo fez 1 x 0 aos 24, com o gol de carrinho do argentino Calleri, e o volante Rodrigo Nestor marcou o 2º gol aos 42, após passar pelo zagueiro Robson. O 1º gol do Vasco, aos 45 minutos, foi do meia indígena Cauan Barros, de 19 anos, nascido na tribo Pankararu, em Petrolândia, município de Pernambuco. Bom de bola, está no Vasco desde o sub-15.

O VASCO VOLTOU MELHOR e equilibrou bem o jogo, conseguindo o empate com o gol do meia paraguaio Matias Galarza, aos 38, mas o São Paulo encontrou o caminho da vitória com duas revelações: o zagueiro Lucas Beraldo, de 19 anos, 1,86m, usou a cabeça e fez o 3º gol, aos 43, após escanteio do meia carioca Wellington Rato, de 30 anos, que também deu assistência para o atacante Juan Santos, de 21 anos, outra revelação do clube, marcar o 4º gol aos 47.

TERCEIRA DERROTA DO VASCO, 16º com 6 pontos, saldo negativo de 3 gols (8 a 13), e com a semana inteira para corrigir erros e tentar a reabilitação na 8ª rodada, no segundo jogo consecutivo como visitante, sábado (27), com o Fortaleza, que ontem (20) perdeu a invencibilidade, em Belo Horizonte, para o América Mineiro (2 x 1). O Vasco voltará ao Maracanã no primeiro sábado (3) de junho, no clássico da 9ª rodada com o Flamengo.

SÃO PAULO – Rafael, Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Caio; Luan (Wellington Rato), Gabriel Neves (Alisson) e Rodrigo Nestor (Michel Araújo); Marcos Paulo (Pablo Maia), Luciano e Calleri (Juan). O São Paulo saiu de 10º para 7º, com 12 pontos e saldo de 6 gols (12 a 6). Líder do Grupo D da Sul-Americana, o time joga 3ª (23), na Venezuela, com o Puerto Cabello, e volta ao Morumbi, sábado (27), para jogar com o Goiás, que empatou em Salvador com o Bahia (1 x 1).

VASCO – Leo Jardim, Puma, Robson, Leo (c) e Piton; Jair, Galarza (Rodrigo) e Cauan Barros (Alex Teixeira); Gabriel Pec (Carabajal), Pedro Raul (Erick Marcus) e Figueiredo (Orellano). Os quatro advertidos com cartão amarelo foram do Vasco: Figueiredo, Jair, Cauan Barros e Pedro Raul, que ao ser substituído, após mais uma atuação apagada, mostrou-se irritado e chutou copos de plástico na saída do gramado. Atuação correta do árbitro gaúcho Leandro Vuaden.

                            ÚNICO 0 x 0 DOS SETE JOGOS

NO ÚLTIMO DOS SETE JOGOS da abertura da 7ª rodada, Santos e Palmeiras ficaram no 0 x 0, na noite de ontem (20), na Vila Belmiro. Foi o segundo 0 x 0 do Santos e o primeiro do Palmeiras, em quatro jogos sem gol, dos 67 já realizados pelo Campeonato Brasileiro de 2023. Os outros foram os do Fortaleza com o Grêmio e o São Paulo. O Santos se manteve sem derrota como mandante, mas não consegue ganhar do Palmeiras desde 2019.

O PALMEIRAS é o único invicto, com 15 pontos, 4 vitórias e o terceiro empate, mas pode perder a vice-liderança, se o Cruzeiro vencer o Cuiabá, amanhã (22), no último jogo da rodada. O Santos, com 11 pontos, sai do 8º lugar, se o Flamengo, 11º com 9, vencer o Corinthians, na tarde de hoje (21), no Maracanã.

                                PRIMEIRA VITÓRIA DO AMÉRICA

DEPOIS DE CINCO DERROTAS e um empate, o América Mineiro venceu e tirou a invencibilidade do Fortaleza por 2 x 1, na noite de ontem (20), na Arena Independência, em Belo Horizonte, com os gols marcados no 1º tempo. O meia carioca Bruno Lemos, de 19 anos, fez o 1º gol, aos 2 minutos; o volante argentino Tomás Pochettino, de 27 anos, empatou aos 26, e o atacante paulista Felipe Azevedo, de 36 anos, marcou o gol da vitória aos 33. O América será o próximo adversário do líder Botafogo, domingo (28), no estádio Nilton Santos.

                                ÚNICO AINDA SEM VITÓRIA

ÚLTIMO, COM 2 PONTOS e único ainda sem vitória, o Coritiba sofreu a quinta derrota e saiu do gramado do estádio Couto Pereira tratado como “time sem vergonha”, depois de perder para o Atlético Mineiro por 2 x 1, de virada, na noite de ontem (20). Robson Fernandes, atacante paulista de 31 anos, fez o gol do Coritiba, de pênalti, aos 13, e o volante Hyoran empatou aos 37. Aos 45 do 2º tempo, Hulk fez de pênalti o gol da virada do Atlético, 4º com 13 pontos.

                                 FIM DO JEJUM DE UM MÊS

DEPOIS DE UMA DERROTA e cinco empates, o Bragantino voltou a vencer, o que não acontecia há mais de um mês. Com um gol em cada tempo, o time do técnico português Pedro Caixinha, fez 2 x 0 no Athletico Paranaense, que sofreu a terceira derrota, na noite de ontem (20), no estádio Nabi Abi Chedid. Os atacantes Eduardo Sasha, gaúcho de 31 anos, aos 15 do 1º tempo, e Tiago Borbas, uruguaio de 21 anos, marcaram os gols. O Bragantino é 10º, com 10 pontos; o Athletico, 6º com 12.

Foto: Marcos Ribolli/ge e Lance!