Por diferença de um gol, o Grêmio ganhou neste último domingo (30) de agosto seu trigésimo nono título de campeão gaúcho, mas teve a faixa carimbada pelo Caxias do Sul. O Grêmio venceu (2 x 0) o primeiro jogo, em Caxias do Sul, e perdeu, de virada (2 x 1) o segundo jogo, em Porto Alegre, na sétima conquista do técnico Renato Portaluppi, tricampeão 2018-19-20, o maior ídolo da história do clube, desde que marcou os gols dos 2 x 1 sobre o Hamburgo, na final do Mundial de clubes de 1983.

DIEGO SOUZA, artilheiro do campeonato gaúcho 2020, ganhou o quarto título estadual, após 2005 no Fluminense, 2008 no Palmeiras e 2017 no Sport. Ele marcou o gol do Grêmio aos 14 minutos – seu nono gol no Gaúcho 2020 -, mas o zagueiro Laércio empatou de cabeça aos 42, após cruzamento do lateral Ivan. O gol da virada do Caxias foi do meia Bruninho, aos 10 do segundo tempo, com chute que desviou no zagueiro argentino Kannemann e “matou” o goleiro Vanderlei, que ia certo na bola.

TRICAMPEÕES – Vanderlei, Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Darlan (Maicon), Lucas Silva (Tiago Neves) e Jean Pyerre (Luis Fernando); Alisson, Diego Souza e Everton (Isaque).O Grêmio, décimo primeiro com 7 pontos em 5 jogos – 1 vitória e 4 empates, 3 gols marcados e 2 gols sofridos -, volta ao Campeonato Brasileiro, quinta (3), na Arena Grêmio, para o jogo da sétima rodada com o Sport, último colocado com 4 pontos, após a quarta derrota (1 x 0, fora de casa, para o Coritiba).

VICE-CAMPEÕES – Marcelo Pitol, Ivan, Laércio, Tiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Marabá (Bruninho), Carlos Alberto (Yuri) e Diogo Oliveira; Claudinho e Campanholo (Vinícius). Técnico – Rafael Lacerda. Bom dizer: o Grêmio estava invicto há 16 jogos, com 9 vitórias, e havia sofrido a última derrota, em fevereiro, no último jogo com o Caxias, que repetiu o placar de 2 x 1. O Caxias ganhou três dos quatro jogos com o Grêmio no Campeonato Gaúcho de 2020.

DÉCIMO SEGUNDO no Campeonato Brasileiro, com 7 pontos em 5 jogos, o tricampeão gaúcho Grêmio,invicto – 1 vitória, 4 empates, 3 gols marcados e 2 gols sofridos -, jogará quinta (3), na Arena Grêmio, com o Sport, último colocado com 4 pontos, após a quarta derrota sofrida neste domingo (30), fora de casa, para o Coritiba.