A SELEÇÃO BRASILEIRA terminou a 8ª rodada das eliminatórias em 5º lugar, com 10 pontos, igual à Venezuela, em 6º, única da América do Sul que nunca se classificou para a Copa do Mundo, ao perder para o Paraguai por 1 x 0, na noite de ontem (10), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
FOI A 4ª DERROTA em 8 jogos, primeira do técnico Dorival Junior, que na véspera disse que o Brasil estará na final da Copa do Mundo de 2026 e até pediu para ser cobrado. Já o técnico do Paraguai, Gustavo Alfaro, ex-meia argentino de 62 anos, ganhou o segundo jogo, depois do 0 x 0 na estreia, fora de casa, com o Uruguai.
O GOL DA VITÓRIA do Paraguai foi do meia Diego Gomez, de 21 anos, revelado no Libertad de Assunção, capitão da seleção Sub-20 e artilheiro do pré-Olímpico 2024. Desde 2023 é do Inter Miami, ao lado de Messi, seu conselheiro, e Luis Suarez, recém-aposentado da seleção uruguaia.
EM UM DOS RAROS ataques, Diego Gomez finalizou de pé direito, com o chamado chute de três dedos, de fora da área. A bola tocou na trave direita e entrou, apesar de o goleiro Alisson ter se esticado todo. O Brasil só fez uma finalização, de Arana, rebatida por Alderete em cima da linha.
O BRASIL VOLTOU do intervalo sem Bruno Guimarães e Endrick, entrando Luiz Henrique e João Pedro, que nada acrescentaram. Aos 34, saíram Paquetá e Rodrygo, entrando Gerson e Lucas Moura, também apagados, e aos 40, saiu Arana e entrou Estêvão, que tampouco acrescentou.
O BRASIL da 1ª derrota do técnico Dorival Junior: Alisson, Danilo (c), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinicius Junior, entre os que menos renderam.
DEPOIS DE 8 RODADAS, o Brasil está em 5º, com 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 4 derrotas e saldo de 1 gol, com 9 marcados e 8 sofridos. As três primeiras derrotas foram com o técnico Fernando Diniz, ex-Fluminense, atualmente sem clube.
A SELEÇÃO terá a grande chance de melhorar a classificação na 9ª rodada, em outubro, quando jogará com as piores seleções das eliminatórias: a do Chile, penúltima colocada, em Santiago, onde perdeu ontem (10) para a Bolívia, e a do Peru, última colocada, no estádio Mané Garrincha, em Brasilia.
FOI O 21º PARAGUAI x BRASIL em Assunção, com a 5ª vitória do Paraguai, depois de 4 empates e 12 vitórias do Brasil. O Paraguai havia vencido o Brasil pela última vez, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, em 15 de junho de 2008, por 2 x 0, gols de Roque Santa Cruz e Salvador Cabañas.
A SELEÇÃO PARAGUAIA que voltou a vencer o Brasil na noite de ontem (10): Gatito (goleiro reserva do Botafogo), Caceres, Balbuena, Alderete (Velasquez) e Junior Alonso; Bobadilla, Villansanti (titular do Grêmio) e Diego Gomez (Ramon Sosa); Almiron (Cuenca), Enciso (Riveros) e Isidro Pitta (do Cuiabá, penúltimo do Brasileiro da Série A).
EQUADOR À FRENTE DO BRASIL
COM A VITÓRIA por 1 x 0 sobre o Peru, último colocado e único sem vitória, o Equador terminou a 8ª rodada em 4º lugar, com 11 pontos, 4 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, saldo de 2 gols (6 a 4). O jogo foi no estádio Casa Blanca, em Guaiaquil, e o gol, do atacante Enner Valencia, do Internacional de Porto Alegre.
Fotos: Gazeta Esportiva, Rodrigo Arangua / AFP / CP