ÚNICO BRASILEIRO a fazer gol em todos os seis jogos que a seleção ganhou na Copa de 1970, Jairzinho completa 78 anos neste domingo, 25 de dezembro de 2022, como um dos notáveis do futebol mundial. Ganhou 72 dos 100 jogos e marcou 40 gols com a camisa da seleção, em que brilhou e honrou tanto quanto à do Botafogo.
JAIRZINHO estreou no amistoso de 6 de junho de 1965, em que o Brasil venceu a Alemanha por 2 x 0, gols de Pelé e Flávio, diante de 143.315 pagantes, no Maracanã. A seleção: Manga, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Rildo; Dudu e Ademir da Guia; Garrincha (Jairzinho), Flávio (Célio), Pelé e Rinaldo. Técnico – Vicente Feola.
GANDULA dos jogos do Botafogo em 1958, repondo as bolas para os ídolos Didi, Nilton Santos e Garrincha, no estádio de General Severiano, Jairzinho foi aprovado nos testes e começou tricampeão carioca juvenil em 61-62-63. O técnico era Neca, ex-meia que também revelou Carlos Roberto, Rogerio, Roberto e Paulo Cezar.
TRICAMPEÃO juvenil, Jairzinho ganhou também o primeiro título internacional aos 21 anos, o de campeão Pan-Americano de 63, em São Paulo, com a seleção treinada por Antoninho, outro mestre em revelar valores, tais como Carlos Alberto Torres. Três anos depois, Jairzinho estava na seleção da Copa de 66 na Inglaterra.

BICAMPEÃO carioca em 67-68, Jairzinho tinha como parceiros de ataque Rogerio, Gerson, Roberto e Paulo Cezar, todos da seleção na Copa de 70, a que consagrou Zagallo, depois do bi no Botafogo, como primeiro campeão do mundo como jogador e técnico. A Copa em que Jair Ventura Filho fez gol em todos os jogos.
1972 FOI ESPECIAL. JAIRZINHO ganhou a Copa dos 150 anos da Independência do Brasil, e fez três gols, um de letra, no histórico 6 x 0 no Flamengo, na 4ª feira, 15 de novembro, dia dos 77 anos do rival: “É um dos meus jogos inesquecíveis”, dizia Jairzinho, ao levar ao delírio mais de 50 mil torcedores no Maracanã.
4º NA COPA DE 74, JAIRZINHO foi campeão e melhor jogador da Libertadores de 76 e vice-campeão mundial de clubes pelo Cruzeiro na decisão com o Bayern, na neve em Munique (2 x 0), e com o goleiro Sepp Maier defendendo tudo no 0 x 0 do Mineirão. Zezé Moreira foi o último dos grandes técnicos que dirigiram Jairzinho.
JAIRZINHO ESTAVA SEM CLUBE quando fez o último jogo pela seleção, no 1 x 1 do amistoso da 4ª feira, 3 de março de 1982, no Morumbi, com a Tchecoslováquia. O gol foi de Zico, que completava 29 anos, e Telê Santana preparava a seleção para a Copa na Espanha: Waldir Peres, Perivaldo, Oscar, Luizinho e Junior; Cerezo, Sócrates e Zico; Jairzinho (Paulo Isidoro), Roberto Dinamite e Mario Sergio (Eder).
JAIRZINHO foi o sexto maior artilheiro da história do Botafogo, com 189 gols, e o nono que mais vestiu a camisa do clube, em 412 jogos, honra que divide com o ex-goleiro Wagner, campeão brasileiro de 95. Parabéns! Feliz aniversário, Furacão!
Fotos: Mundo Botafogo e Futebol na Veia