mirror.uk.com / Image: Getty Images
O Liverpool FC chegou aos 48 pontos e manteve a liderança isolada da Premier League, ao vencer (2 x 0) o Wolverhampton, sétimo colocado com 25, no único jogo da abertura da décima oitava rodada, na noite chuvosa desta sexta (21), diante de 55 mil torcedores, lotação completa do estádio Anfield Road, no noroeste da Inglaterra. Foi a sétima vitória consecutiva do time comandado pelo alemão Jurgen Klopp, 51 anos, com destaque para o egipcio Salah e o holandês Van Dijk, autores dos gols.
UM EM CADA TEMPO – O Liverpool, de uniforme todo vermelho, já saiu em vantagem para o intervalo, com o gol de Mohamed Salah, após assistência do meio-campo brasileiro Fabinho. O atacante egipcio se isolou na artilharia do campeonato com 11, um gol a mais que o atacante africano Aubameyang, o mais caro da história do Arsenal de Londres, nascido na República do Gabão. Salah voltou a demonstrar recuperação completa, após ter o rendimento prejudicado na Copa do Mundo por uma contusão.
O MAIS CARO – Salah criou a jogada e também deu assistência para o zagueiro Virgil Van Dijk, holandês, 27 anos, 1,96m, fazer de canhota o segundo gol aos 28 minutos. Van Dijk é o defensor mais caro do futebol inglês, comprado por 75 milhões de libras – 365 milhões de reais -, em janeiro de 2018, do Southampton, atual décimo sétimo com 12 pontos, que joga neste sábado (22) com o Huddersfield.
GOLEIRÃO – O destaque do Wolverhampton, todo de amarelo, foi o goleiro Rui Patrício, natural de Leiria, 30 anos, 1,90m, canhoto, que em Portugal só atuou no Sporting de Lisboa – 470 jogos -, de 2006 a 2012, quando se transferiu para a Inglaterra. Todo de azul, sua cor preferida “porque lembra muito o céu”, ele evitou a goleada com excelentes defesas. Rui Patrício foi tricampeão da Taça de Portugal e pela seleção realizou 77 jogos, desde a primeira convocação em 2010.
OS LÍDERES – Roberto Firmino, titular da seleção brasileira, não fez gol mas teve boa atuação e foi substituído aos 30 do segundo tempo pelo holandês Wijnaldum, que no último minuto dos acréscimos de cinco, quase fez o terceiro gol. O líder e único invicto do Campeonato Inglês – 49 pontos, 15 vitórias, 3 empates, segundo ataque mais positivo (39) e defesa menos vazada (7) teve Alisson – goleiro da seleção brasileira -, Milner, Lovren, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson e Keita (Lallana, 12 do segundo tempo); Mané (Clyne, 41 do segundo tempo) e Roberto Firmino (Wijnaldum, 30 do segundo tempo).
O vice-lider Manchester City, 44 pontos, recebe neste sábado (22) o Crystal Palace, de Londres, décimo quinto, 15 pontos, e o Tottenham, de Londres, terceiro com 39 pontos, visita o Everton, no Goodison Park, em Liverpool.