O BRASIL PODE PASSAR hoje (9) pela nona vez para as semifinais, iniciando a reta final da arrancada pela sexta estrela. Foi precisamente em 2002, ao vencer a Inglaterra por 2 x 1, gols de Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, que a seleção brasileira chegou às semifinais e ganhou a Copa do Mundo pela última vez.

SE PASSAR PELA CROÁCIA, vice-campeã em 2018, o Brasil espera por Argentina ou Holanda, que jogarão logo a seguir, para a semifinal da próxima 3ª feira (13), e aí poderá chegar à grande final pela sétima vez. O técnico Tite tenta a 61ª vitória em 81 jogos hoje (9), para não sair nas quartas de final, como aconteceu em 2018.

A SELEÇÃO BRASILEIRA tenta quebrar escrita de três das quatro Copas mais recentes, em que foi eliminada nas quartas de final por europeus: em 2006, pela França (1 x 0); em 2010, pela Holanda (2 x 1), e em 2018, pela Bélgica (2 x 1). O jogo das quartas de 2014 foi com a Colômbia e o Brasil venceu por 2 x 1.

A CROÁCIA GANHOU o sorteio do mando de campo e usará a camisa com os quadrados vermelhos e brancos, representando o brazão de armas do país, que consta também do escudo, no centro da bandeira, com listras em vermelho, branco e azul. A camisa foi adotada desde a estreia na Copa de 98 em que ficou em 3º lugar.

O BRASIL jogará de meia e calção azuis e camisa amarela, e o goleiro Alisson de uniforme preto, segundo antecipou a Fifa. Os supersticiosos de plantão, sempre  atentos, gostaram. Foi com esse uniforme que a seleção disputou a final de 2002 e ganhou a quinta estrela na camisa com 2 x 0.

SEM A RECUPERAÇÃO completa de Alex Sandro, o técnico Tite manterá a formação com Alisson, Militão, Thiago Silva, que completará 12 jogos como capitão, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinicius Junior. 

SÓ DOIS DA CROÁCIA jogam em equipes do país: Livakovic (Dinamo de Zágreb), Josip Juranovic (Celtic, Escócia), Dejan Lovren (Zenit, Rússia), Josko Gvardiol (Leipzig,  Alemanha) e Borna Sosa (Stuttgart, Alemanha); Mateo Kovacic (Chelsea), Marcelo Brozovic (Inter, Milão) e Luka Modric (Real Madrid); Mislav Orsic (Dinamo de Zágreb), Andrej Kramaric (Hoffenheim, Alemanha) e Ivan Perisic (Tottenham).

ARGENTINA E HOLANDA decidirão a vaga para o jogo de 3ª (13) com Brasil ou Croácia, quando será conhecido o semifinalista. Amanhã (10), Portugal x Marrocos e França x Inglaterra, com os vencedores se enfrentando 4ª feira (14) pela vaga na outra semifinal.