Escolha uma Página

TRINTA E SEIS ANOS DEPOIS, a bola do gol da vitória da Argentina sobre a Inglaterra por 2 x 1, pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, na tarde ensolarada do domingo, 22 de junho, diante de 114.580 torcedores, no Estádio Azteca, da Cidade do México, será leiloada em Londres. O alcance pode chegar a R$20 milhões.

DIEGO MARADONA disse que foi “o gol com a mão de Deus”, marcado aos 6 minutos do 2º tempo, ao subir com o goleiro Peter Shilton. O árbitro Ali bin Nasser, da Tunísia, resumiu tempos depois: “Não vi que tenha sido com a mão e pensei que houvesse sido de cabeça. Maradona e Shilton estavam de costas para mim”.

GARY LINEKER fez o gol da Inglaterra e disse que a derrota foi “dolorosa”. Hoje, aos 61 anos, comentarista da BBC, falou com ironia: “Ele não só guardou a bola por esse tempo todo, como ainda vai ganhar dinheiro com o maior erro de um árbitro em todas as Copas”. Lineker foi o artilheiro da Copa, com cinco gols em seis jogos.

O JOGO FOI TENSO, mas o forte esquema de segurança evitou conflito entre os torcedores, quatro anos após a Guerra das Malvinas, de abril a julho de 1982, em que a Grã-Bretanha e a Argentina disputavam o arquipélago das Malvinas, situado a 465 km da costa da Argentina. O então ditador Leopoldo Galtieri ordenou o conflito.

A 1ª MINISTRA Margareth Tatcher interveio, e contra-atacou com 111 navios de guerra e 27 mil soldados, sendo que 255 britânicos e 649 argentinos morreram na guerra. O Reino Unido mantinha o controle das Malvinas desde 1883, e manteve, com a atuação firme de Tatcher, chamada de “primeira dama de mão de ferro”.

O ESTOPIM COMEÇOU 20 anos antes, nas quartas de final da Copa de 1966, na vitória da Inglaterra sobre a Argentina por 1 x 0, gol de Hurst, de cabeça, diante de 95 mil torcedores no estádio de Wembley. Expulso aos 36 do 2º tempo pelo árbitro alemão Rudolf Kreitlein, o volante Rattin só saiu, escoltado, 10 minutos depois.

O JOGADOR ARGENTINO criou problemas, que estenderam à área diplomática. Ao sair de campo, arrancou a haste de uma das bandeirinhas de escanteio, tirou e amassou a bandeira e a jogou no chão. Não satisfeito, sentou-se no tapete exclusivo da Rainha. Em 2001, Antonio Rattin foi o primeiro jogador argentino eleito deputado e cumpriu mandato até 2005.

EM MAIO DE 2022, a camisa 10 usada por Maradona no jogo do gol com a mão de Deus foi arrematada em leilão da Graham Budd Auctions, empresa que vai leiloar a bola do jogo, por 9.500 mil euros. O recorde foi batido, quatro meses depois, pelos 10.400 mil euros do leilão da camisa de Michael Jordan, do Chicago Bulls. 

GRAHAM BUDD, dono da empresa, especializada em leilão de artigos esportivos de futebol, basquete, rugby e de muitas outras modalidades, acredita que a bola do gol com a mão de Deus entrará na lista dos leilões mais concorridos do futebol. As ofertas online poderão ser feitas a partir do próximo dia 28.