Escolha uma Página

O SUÍÇO-ITALIANO GIANNI INFANTINO, de 52 anos, presidente da FIFA desde fevereiro de 2016, disse nesta 2ª feira (23), na abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos, que “a Copa do Mundo de 2022, a ser assistida por cinco milhões de torcedores, confirmará o poder de união que o futebol tem para atrair adeptos de diferentes culturas em uma só competição”.

O EMIR TAMIN BIN HAMAD AL-THANI, de 41 anos, nascido em Doha, capital do Catar, primeiro país do Oriente Médio a sediar a Copa, não escondeu a emoção de participar do Fórum, que reúne personalidades da mais elevada importância, e resumiu: “Somos um país pequeno, perante aos demais que já organizaram o evento, mas vamos mostrar organização e o quanto o povo do Catar é hospitaleiro”.

RONALDO FENÔMENO, convidado especial da FIFA, onde desfruta de muito conceito, ressaltou: “Através do futebol, podemos alcançar um mundo melhor. Na Copa, todos compartilhamos uma mesa, um bar e um estádio, onde nos reunimos para curtir. No Valladolid, meu clube na Espanha, temos jogadores árabes, que quando jogam contra israelenses, se abraçam no final. Isso não se vê todos os dias”.

CAMPEÃO RENOVA CONTRATO

O GOLEIRO MANUEL NEUER renovou contrato até 2024 com o Bayern Munique, que defende desde 2011. Aos 36 anos, 472 jogos, 10 títulos consecutivos de campeão alemão, Neuer, titular da seleção em 109 jogos, campeão do mundo em 2014. “Estamos felizes”, resumiu outro notável da posição, Oliver Kahn, de 52 anos, goleiro 8 vezes campeão alemão e 4 vezes melhor da Europa, hoje diretor técnico do clube.

BOM LEMBRAR: Oliver Kahn foi o único goleiro premiado como melhor jogador do mundo, recebendo a Bola de Ouro da FIFA, em 2002, após a final Brasil 2 x 0 Alemanha. Kahn, titular do Bayern Munique em 556 jogos, entre 1994-95 e 2007-08, e capitão da seleção alemã em 49 dos 87 jogos, 24 sem sofrer gol (7.417 minutos). Em toda a carreira, o exemplar Kahn foi advertido com cartão amarelo em um só jogo.

  • O técnico Ruben Amorim, lisboeta de 37 anos, é o mais cotado para substituir o argentino Maurício Pochettino, de 50 anos, no PSG, de acordo com o que li na edição desta 2ª (23) do jornal Le Parisien. A referência de Ruben Amorim é o bom trabalho no Sporting de Lisboa, campeão português 2020-21 e vice-campeão 2021-22. 
  • A prioridade do PSG pelo técnico português seria decorrente do pouco interesse demonstrado por Zidane, embora o clube francês tenha oferecido 25 milhões de euros, por ano, livres de imposto. O valor faria do ex-técnico do Real Madrid o mais bem pago do mundo, acima do argentino Diego Simeone, que ganha 24 milhões no Atlético de Madrid, e do espanhol Josep Guardiola, que recebe 23 milhões no City.
  • O ex-lateral Leonardo, niteroiense de 52 anos, campeão do mundo em 94, está deixando o PSG após três temporadas, desgastado com a direção e os torcedores. Consta que Mbappé, ao recusar a proposta do Real Madrid e renovar contrato, também pediu a saída de Leonardo. O substituto será o português Luis Campos, diretor campeão francês no Mônaco, em 2016-17, e no Lille, em 2020-21.

Foto: Gulf Times