DEPOIS DE 23 ANOS na Europa, com 33 títulos conquistados, o zagueiro Pepe, de 41 anos, campeão no Porto, Real Madrid e seleção portuguesa, anunciou o fim da carreira nesta 5ª feira, 8 de agosto de 2024, com um vídeo emocionante nas redes sociais: “Sou grato ao futebol por tudo”.

CRISTIANO RONALDO, com quem iniciou na academia do Sporting de Lisboa, disse: “Não há palavras para expressar o quanto você significa como meu amigo. Ganhamos tudo o que havia para ganhar em campo, mas a maior conquista é a amizade e o que respeito que tenho por você”.

O MAIOR ARTILHEIRO português foi além: “Você é único, meu irmão. Obrigado por tudo, pela sua amizade, pelo seu profissionalismo, que adotei como exemplo, por ser quem você é: um homem correto, sério, dedicado. Você é um espelho para as próximas gerações”.

NASCIDO Képler Laveran Lima Ferreira, no sábado, 26 de fevereiro de 1983, em Maceió, Pepe formou-se na base do Corinthians Alagoano, entre 1995 e 2001, quando se tornou profissional no Marítimo, da Ilha da Madeira, que defendeu até 2004.

ESTREOU NO PORTO, campeão da Europa de 2004, e saiu em 2007 para o Real Madrid, que defendeu até 2017, com 334 jogos, 15 gols e 22 títulos, destacando-se três Mundiais de clubes; três Champions; três campeonatos espanhóis e três Copas do Rei da Espanha.

O PRESIDENTE Florentino Perez ressaltou nas redes sociais: “O Real Madrid se sente honrado em ter contado com um profissional do nível técnico e disciplinar de Pepe, uma das grandes lendas do nosso clube e do futebol mundial, que durante dez anos nos deu muitas alegrias”.

NA COPA DO MUNDO de 2022, Pepe tornou-se o mais velho, aos 39 anos, 284 dias, a marcar um gol na fase final, o 2º do 6 x 1 de Portugal na Suíça. Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, resumiu: “Pepe deixa um legado de enorme paixão pelo nosso futebol”.

32º PRESIDENTE do FC Porto, André Vilas-Boas, disse: “Só há duas palavras possíveis, capazes de expressar nossa gratidão por Pepe: parabéns e obrigado”. O presidente da Liga Portuguesa, Pedro Proença, resumiu: “Obrigado por nos ter ensinado a ultrapassar os limites”.

PEPE FOI CAMPEÃO da Eurocopa com a seleção portuguesa em 2016, e se despediu em 2024, dirigido pelo técnico espanhol Roberto Martinez, que comandou a Bélgica nas duas últimas Copas do Mundo: “Deixaste um legado para as futuras gerações. Parabéns pela carreira exemplar, Pepe”.

O PRESIDENTE do Sindicato dos Jogadores de Portugal, Joaquim Evangelista, mostrou-se muito emocionado ao gravar a mensagem: “Um abraço afetuoso, do tamanho do Oceano Atlântico, que simboliza bem o caminho do teu sucesso, Pepe”.

PEPE AINDA PODERIA continuar, com proposta da Arábia Saudita, mas decidiu pela aposentadoria. Foi uma carreira bonita, com 737 jogos, 42 gols, 33 títulos. Naturalizado português, Pepe defendeu a seleção durante 17 anos, em 141 jogos, 8 gols, 3 títulos e quatro Copas do Mundo consecutivas, de 2010 a 2022.

Fotos: Game Arena, ESPN Brasil e Quality Sport Images/Getty Images Europe