Escolha uma Página

COM A PAUSA para amistosos das datas Fifa, os campeonatos europeus só recomeçarão no último fim de semana de março, com o desenho dos títulos praticamente definido, principalmente na Itália e na Espanha, onde os líderes têm catorze pontos de vantagem, faltando só mais nove rodadas para o final.

A INTER EMPATOU em Milão com o Napoli (1 x 1), manteve-se líder com 76 pontos, ataque mais positivo (71), defesa menos vazada (14) e o artilheiro argentino Lautaro Martinez (23). A Juventus ficou no 0 x 0 em casa com o Genoa e caiu para 3º, com 59 pontos. O Milan engatou a terceira vitória consecutiva, 3 x 1 fora de casa no Verona, e subiu à vice-liderança com 62 pontos.

A 30ª RODADA só no último fim de semana de março, com Inter x Empoli, Fiorentina x Milan e Lazio x Juventus. Faltam nove rodadas e o Campeonato Italiano será concluído em 26 de maio.

NA INGLATERRA, mais equilíbrio impossível. Arsenal de Londres e Liverpool lideram com 64 pontos, só mais 1 ponto que o Manchester City, 3º com 63. A Liga Inglesa puniu o Nottingham Forest com a perda de quatro pontos, por violação do fair play financeiro, e o time caiu para 18º, primeiro dos últimos três últimos da zona de rebaixamento.

NA ESPANHA, o virtual campeão Real Madrid, a cada rodada mais perto do 35º título, venceu fora de casa o Osasuna (4 x 2), e manteve 8 pontos sobre o vice-líder Barcelona, que conseguiu, pela primeira vez, dois feitos simultâneos: quebrou a invencibilidade de 25 jogos do Atlético de Madrid, em casa, desde janeiro de 2023.

O OUTRO FEITO foi o de ter marcado três gols como visitante no Atlético de Madrid, o que não acontecia desde 8 de janeiro de 2023, ainda no antigo estádio Vicente Calderon, hoje Cívitas Metropolitano. O Barcelona tem 64 pontos, menos 8 que os 72 do líder Real Madrid, que tem o ataque mais positivo (64) e o artilheiro Bellingham, com 16, faltando nove rodadas até o encerramento em 26 de maio.

EM PORTUGAL, equilíbrio entre o líder Sporting, com 65 pontos, que goleou em casa o Boavista por 6 x 1, com três gols do sueco Viktor Gyokeres, artilheiro com 22 gols, e o Benfica, com 64 pontos, que passou aperto fora para vencer o Casa Pia por 1 x 0. O Porto goleou em casa o Vizela (4 x 2) e é 3º com 58 pontos, faltando oito rodadas para a Liga Portugal 2023-2024 acabar em 19 de maio.

NA FRANÇA, os números de Mbappé impressionam, em sua última temporada no PSG, em que chegou a 250 gols em 296 jogos, acima do sueco Ibrahimovic e do uruguaio Cavani, antes de se transferir para o Real Madrid. Mbappé fez os três gols dos 3 x 0 fora de casa no Montpellier, e é o artilheiro do Francês com 24, mas já marcou 38 em 37 jogos. O PSG ganhou 17 dos últimos 26 jogos.

O PSG LIDERA com 12 pontos de vantagem sobre o Stade Brestois (59 a 47), enquanto o Mônaco aparece em terceiro com 45 pontos. O dono do futebol do PSG, Nassr Khelaifi, tem feito muito elogio ao trabalho do técnico espanhol Luis Enrique Martinez: “Ele soube devolver a estabilidade ao time, após a saída de Messi e Neymar” – disse o dirigente do Fundo de Investimento do Catar.

NA ALEMANHA, faltando oito rodadas, o líder Leverkusen, além de manter 10 pontos de vantagem (70 a 60), está cada vez mais perto de comemorar o primeiro título de campeão alemão de sua história de 119 anos (1/7/1904), dirigido pelo espanhol Xabi Alonso, ex-volante de 42 anos, campeão no Liverpool, Bayern, Real Madrid e com a seleção campeã do mundo de 2010.

INVICTO HÁ 38 JOGOS, a última derrota foi em casa, em maio de 2023, para o Bochum (3 x 0), o Leverkusen só precisa de cinco vitórias nas últimas oito rodadas, até 18 de maio. No fim de semana, o Leverkusen venceu fora de casa o Freiburg (3 x 2), e o visitante Bayern Munique goleou (5 x 2) o Darmstadt. O inglês Harry Kane, em sua primeira temporada na Alemanha, é o artilheiro do campeonato com 31, mais 9 gols que o franco-congolês Guirassy, do Stuttgar, com 22.

A DISTÂNCIA entre os Bayern é imensa: o de Munique, além de recordista de 35 títulos alemães, ganhou invicto 33 em todas as competições; o Leverkusen, ainda sem ter sido campeão alemão, pode ganhar o primeiro, também invicto.

Fotos: Terra . GP1 e Getty Images