Entre as novidades da edição 118 do Campeonato Inglês, disputado desde 1919-1920, que começa nesta sexta (9), com 20 equipes em dois turnos por pontos corridos, a estreia do VAR – Video Assistant Referee, a sigla em inglês -, com algumas ressalvas que merecem ser enumeradas.
1 – A Liga Inglesa quer evitar que o jogo perca a dinâmica e que as decisões do árbitro prevaleçam. O VAR só será usado em casos de erros óbvios e muito claros.
2 – Quando o jogo for interrompido, os espectadores saberão o que o árbitro foi rever no telão e o que está ouvindo da equipe que opera o VAR.
3 – Nos estádios sem telão, o alto-falante passará mensagem sobre o que está sendo decidido, tipo “o árbitro está checando a possível aplicação de cartão vermelho”.
4 – Como não ocorre em outros estádios do mundo, o telão vai exibir a repetição dos lances que forem alterados pelo VAR.
IMPORTANTE – A Liga Inglesa determinou aos árbitros que os toques (mão ou braço) sejam avaliados com menos rigor, devendo ser sempre punida a intenção do jogador.IMPEDIMENTO – Os assistentes do árbitro poderão erguer a bandeirinha normalmente, mas o árbitro só deve apitar após a conclusão do lance.
PÊNALTI – O VAR checará dois toques, paradinhas ilegais e invasão da área,que possam exercer influência no resultado da cobrança. O VAR não terá qualquer influência na reação do goleiro de manter os pés sobre a linha, o que é da competência do árbitro.CONFIANÇA – A Liga Inglesa recomendou que os árbitros confiem 100% na palavra da equipe do VAR, e que evitem, o máximo possível, ir ao monitor para rever o lance.
PUNIÇÃO – Recomendação clara: o jogador que pedir a revisão no VAR, fazendo o gesto do quadrado com as mãos, recebe cartão amarelo e, na reincidência, o vermelho. Os cartões devem ser aplicados também aos reservas e a qualquer integrante da comissão técnica.
SEMPRE UM CLÁSSICO – Outra novidade, a fim de aumentar o interesse do torcedor: haverá sempre um clássico nas rodadas iniciais do campeonato. Os quatro primeiros, emagosto, serão Manchester United x Chelsea, dia 11; Manchester City x Tottenham, dia 17; Liverpool x Arsenal, dia 24, e Arsenal x Tottenham, clássico de Londres, dia 31.
DOIS DOS MAIORES clássicos serão disputados nas duas últimas semanas de setembro: Chelsea x Liverpool, dia 21, e Manchester United x Arsenal, dia 28. Os ingressos são vendidos em carnê para os 380 jogos de toda a temporada. Os critérios de desempate, do início ao fim, são simples: 1 – Saldo de gols. 2 – Gols marcados. 3 – Confronto direto.
JOGO DE ABERTURA – Liverpool FC x Norwich FC é o jogo de abertura nesta sexta (9), no Anfield Road – 54.167 lugares -, em Liverpool, noroeste inglês.Seis vezes campeão, invicto em 80-81 e 83-84, o Liverpool – atual campeão da Champions –, dirigido pelo alemão Jurgen Klopp, 52 anos, tem entre seus destaques o goleiro Alisson, da seleção brasileira.
O NORWICH FC, campeão da segunda divisão em 2018-19, tem 116 anos – 17/6/1902 – e é da cidade de Norwich, na região leste, a 158 km da capital Londres. Terceiro lugar em 1993, quando disputou o campeonato pela última vez, foi sua melhor colocação. Sem brasileiro, o técnico é o alemão Daniel Farke, 42 anos. O clube terá pelo segundo ano o patrocínio master de uma empresa de apostas: saiu a sueca LeoVegas e entrou a filipina Dafabet. Como Norwich é a cidade dos canários, o canário é o escudo da camisa.
BRASILEIROS – O Arsenal FC, 13 vezes campeão inglês e da Copa da Inglaterra, terá a volta do ex-meia Edu Gaspar, paulistano de 41 anos, primeiro brasileiro bicampeão inglês – 2002-03 e 2003-04 -, que vestiu a camisa vermelha do clube em 127 jogos e marcou 61 gols. Edu era o coordenador-técnico da seleção, desde que Tite assumiu, e saiu após a conquista invicta da Copa América 2019.
DAVID LUIZ – O zagueiro paulista de Diadema, 32 anos, 1,89m, há 13 anos na Europa, trocou de clube sem sair de Londres. Depois de três temporadas noChelsea, do oeste, vai disputar 2019-2020 pelo Arsenal, do norte. No Chelsea foi campeão inglês em 2016-17 e da Champions em 2011-12, e era muito querido pelo dono do clube, o magnata russo do petróleo Roman Abramovich, de 52 anos, com fortuna avaliada em 20 bilhões de dólares!
DOUGLAS LUIZ – O volante carioca de 21 anos, 1,78m, destro, foi comprado pelo Aston Vila por 15 milhões de libras – moeda mais valorizada do mundo -, o equivalente a R$70 milhões, e tem tudo para se destacar na primeira temporada na Inglaterra.
Douglas Luiz foi revelado no Vasco, de onde saiu em 2017, comprado por 10 milhões de libras (R$47 milhões), mas o Manchester City o emprestou, para ganhar experiência, ao Girona FC. Mesmo sem marcar gol, ele foi bem no Campeonato Espanhol, em 46 jogos pelo time catalão, que tem o mesmo nome da cidade: Girona.
23 BRASILEIROS – Ao todo, na Premier League, que começa hoje (9), serão 23 brasileiros em 13 das 20 equipes. Nenhum mais antigo na Inglaterra que o goleiro Gomes, 38 anos, 1,91m, na Europa desde 2004, com 174 jogos no PSV; 135 no Tottenham de Londres, e 156 no Watford, em que atuará pela quinta temporada. Gomes saiu do Cruzeiro, que defendeu de 2001 a 2004 em 108 jogos.
Foto: site destakjornal.com.br