NENHUMA NOVIDADE na abertura da 22ª Copa do Mundo, primeira no Oriente Médio e última das sete com 32 seleções, no penúltimo domingo (20) de novembro, às 18 horas no Catar, 13 horas em Brasília. Pela primeira vez, a Copa será no final do ano, em virtude do calor intenso de junho e julho no Catar.

CATAR E EQUADOR farão pela primeira vez o jogo inaugural, diante de 60 mil torcedores sentados, no estádio Al Bayt, na cidade costeira de Al Khor, 50 km ao Norte da capital Doha. O arquiteto alemão Albert Speers, de 45 anos, nascido em Berlim, fez o projeto inspirado nas tendas tradicionais dos povos nômades do Catar.

INAUGURADO na 3ª feira, 30 de novembro de 2021, com Catar 1 x 0 Bahrein, pela Copa das Nações Árabes, o estádio Al Bayt (em árabe, Casa da Família) tem luxuosas suítes de frente para o gramado, com as dimensões do padrão Fifa de Copa do Mundo de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.

O HINO OFICIAL DA COPA The world is yours to take (O mundo é seu para conquistar) abre a solenidade, na interpretação da modelo, dançarina e cantora canadense Nora Fatehi, de 30 anos, e do rapper norte-americano Lil Baby, de 27 anos. 

O GRUPO K-POP, da cantora e dançarina colombiana Shakira, de 45 anos, e do cantor nigeriano Kizz Daniel, de 28 anos, iniciará o show artistico. Na sequência, a banda BTS, da Coreia do Sul, e a banda americana de hip hop Black Eyed Peas. É a quarta vez que Shakira, em seu melhor ano de venda, em todas as plataformas digitais, com suas novas músicas Monotonia e Te Felicito, participa da abertura.

NA 2ª FEIRA (21), a estreia de duas seleções com boa cotação: Inglaterra, campeã pela única vez na Copa que promoveu em 1966, com o Irã, e a Holanda, ainda tentando o primeiro título, depois de vice em 74, 78 e 2010. Os holandeses estão de volta, após não terem se classificado para a Copa de 2018 na Rússia.

A NOVE DIAS DA ESTREIA, dia 24 com a Sérvia, diante de 80 mil torcedores no estádio Lusail, a seleção brasileira volta a treinar nesta 3ª feira (15), no CT da Juventus, em Turim, região Norte da Itália, onde o tempo se mantém nublado e a temperatura em torno de 13 graus durante o dia.

NEYMAR E MARQUINHOS não participaram do primeiro treino, ontem (14), porque houve atraso no vôo de Paris a Turim. O atacante treinará hoje (15), mas o zagueiro, com dores musculares, depende de nova avaliação médica. A seleção viajará sábado (19) para o Catar, onde terá mais quatro dias de treinamento antes da estreia.

Foto: Divulgação