HÁ CONSENSO entre os observadores internacionais de que Real Madrid e Manchester City disputarão a final antecipada da Liga dos Campeões, dia 10 de maio no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, e uma semana depois, no Etihad Stadium, em Manchester. O equilíbrio foi a tônica nos oito jogos em que se enfrentaram, com três vitórias de cada, e dois empates. O City eliminou o Bayern nesta 4ª (19), com 1 x 1, em Munique, um dia depois de o Real Madrid ter eliminado o Chelsea.
OS TIMES REPETIRÃO a semifinal de 2021-2022, em que o City venceu o primeiro jogo por 4 x 3 e o Real Madrid ganhou o segundo por 3 x 1, classificando-se para vencer o londrino Chelsea por 1 x 0, gol de Vinicius Junior, na final no Parque dos Príncipes, em Paris. A decisão de 2022-2023, sábado, 10 de junho, será no Estádio Olímpico Ataturk – 75.145 lugares, todos com assento -, com o campeão ganhando o prêmio fabuloso de 85 milhões de euros (R$475 milhões).
O TÉCNICO ITALIANO Carlo Ancelotti, de 63 anos, pode ganhar o sétimo título da Liga dos Campeões, depois de duas vezes campeão como meia do Milan; duas vezes campeão como técnico do Milan e duas vezes campeão como técnico do Real Madrid, recordista com 14 títulos. O técnico espanhol Josep Guardiola, de 52 anos, depois de 11 títulos no City, com dois bicampeonatos ingleses, tenta ganhar a 1ª Champions no clube inglês, depois de 2008-09 e 2010-11 no Barcelona.
O CITY PODIA PERDER por dois gols no jogo da noite desta 4ª (19), na Allianz Arena, em Munique, depois de vencer o Bayern por 3 x 0 na Inglaterra, mas ficou no 1 x 1, com outra marca do atacante Haaland, artilheiro da Champions com 12 gols em 8 jogos. Ele chutou um pênalti por cima, quando estava 0 x 0, aos 36 do 1º tempo, mas na volta do intervalo fez 1 x 0 aos 12 minutos, seu 35º gol em 27 jogos da Liga dos Campeões.
COM A VANTAGEM de 4 x 0 no agregado e a classificação mais que garantida, o Manchester City sofreu o empate aos 39, com o gol de pênalti do volante Kimmich, capitão do Bayern, após o toque de mão do lateral holandês Aké. O goleiro paulista Ederson, único brasileiro em campo, jogou de macacão, devido ao frio de sete graus em Munique e fez pelo menos três grandes defesas, garantindo o City em sua quarta semifinal, terceira consecutiva.
OITO VEZES campeão inglês, quatro com Guardiola, duas vezes bicampeão, o City entra na semifinal com o Real Madrid sabendo que terá muita dificuldade diante do time 14 vezes campeão do maior torneio de clubes do mundo, único três vezes consecutivas, recorde alcançado com o francês Zinèdine Zidane.