65 MIL TORCEDORES foram ao delírio, na noite deste domingo (8), no Estádio da Luz, em Lisboa, quando Cristiano Ronaldo marcou o gol da grande virada de Portugal sobre a Escócia por 2 x 1, mantendo a Seleção das Quinas invicta na liderança do Grupo 1 da Liga das Nações. Na estreia, o artilheiro já havia feito o gol da vitória (2 x 1) sobre a Croácia.

PELA PRIMEIRA VEZ, em 22 jogos, desde 23 de março de 2023, o técnico espanhol Roberto Martinez, ex-zagueiro de 51 anos, não iniciou com Cristiano Ronaldo, reserva pela última vez em 10 de dezembro de 2022, quando Portugal, então com o técnico Fernando Santos, foi eliminado da Copa do Mundo pelo Marrocos (1 x 0).

QUESTIONADO na entrevista do pós-jogo, o técnico disse: “Cristiano Ronaldo é importante, é decisivo, mas não pode jogar o jogo inteiro em intervalo curto, precisamos protegê-lo” – salientou Roberto Martinez, lembrando que Portugal havia jogado 5ª feira (5), quando venceu a Croácia (2 x 1).

PORTUGAL sofreu o gol da Escócia logo aos 7 minutos, na cabeçada do meia Scott McTominay, de 27 anos, que o Napoli recém-comprou do Manchester United, após falha do zagueiro Ruben Dias, titular desde 2020 do Manchester City, tetracampeão da Premier League.

O ANIVERSARIANTE Bruno Fernandes, que hoje (8) completa 30 anos, natural da cidade de Maia, empatou aos 9 minutos, e Portugal aumentou a pressão pela virada, que só conseguiu aos 43, quando Cristiano Ronaldo completou na pequena área o cruzamento rasteiro preciso do lateral-esquerdo Nuno Mendes, de 22 anos, do PSG.

ANTES DO GOL 123 pela seleção e 901 da carreira, Cristiano Ronaldo havia mandado duas bolas na trave, dividindo as honras do jogo com o ponta Rafael Leão, de 25 anos, destaque no Milan desde 2019 como o melhor estrangeiro do futebol italiano. Cristiano Ronaldo entrou no intervalo, no lugar de Pedro Neto, de 24 anos, do londrino Chelsea.

A SELEÇÃO 100%, líder do Grupo 1 da Liga das Nações: Diogo Costa, Semedo (Dalot), Ruben Dias, Antonio Silva e Nuno Mendes; João Palhinha (Ruben Neves), Bruno Fernandes e Bernardo (João Neves); Pedro Neto (Cristiano Ronaldo), Diogo Jota e Rafael Leão (João Felix). Portugal será visitante nos jogos de outubro, dia 12 com a Polônia, e dia 15 com a Escócia.

NO OUTRO JOGO do Grupo 1, a Croácia venceu a Polônia por 1 x 0, na Opus Arena, em Osijek, 4ª maior cidade do país, a 281 km da capital Zagreb. O gol foi do meia Luka Modric, que amanhã (9) completa 39 anos e é destaque do Real Madrid desde 2019, com 539 jogos, 39 gols e 29 títulos. Bom lembrar: vice-campeão, Modric foi o melhor jogador da Copa de 2018.

Foto:  Patricia de Melo Moreira / AFP e Patricia DE MELO MOREIRA / AFP