NA SÉTIMA VITÓRIA CONSECUTIVA, NO ÚLTIMO JOGO DE 2021, Robert Lewandowski superou Cristiano Ronald pelo terceiro ano seguido, ao fechar a goleada de 4 x 0 da noite de ontem (17) do Bayern Munique sobre o Wolfsburgo, na Allianz Arena, pela 17ª rodada da Bundesliga. Mais um ano de 69 gols, pelo clube e pela seleção polonesa, do maior artilheiro da Europa. Ele só não supera os 91 gols de Messi, em 60 jogos pelo Barcelona e seleção argentina, em 2012.

CHUTEIRA DE OURO, Lewandowski terminou 2021, com 19 gols em 17 jogos, artilheiro absoluto do campeonato, que só recomeça em 7 de janeiro, com o Bayern, líder com 43 pontos, mais 9 que o vice-líder Borussia Dortmund, que joga hoje (18), na capital, com o Hertha Berlin, 14º com 18. Na goleada de 4 x 0 de ontem (17), Thomas Muller fez o 1º gol em seu jogo 400 no campeonato, e Upamecano, Sané e Lewandowski completaram, na 5ª derrota consecutiva do Wolfsburgo.

A INTER DE MILÃO manteve a liderança, e pela primeira vez passou de 100 gols em um ano, nos 5 x 0 de ontem (17) sobre a Salernitana, no estádio Arechi, em Salerno, no belo Sul italiano, a 700 km de Milão. O 1º gol foi de cabeça do meia croata Ivan Perisic e o lateral holandês Denzel Dumfries fez o 2º. Na volta do intervalo, o chileno Alexis Sanchez, o argentino Lautaro Martinez e o volante italiano Roberto Gagliardini completaram a goleada. 

ATUAL CAMPEÃ, depois de 11 anos de jejum, a Inter é a 2ª equipe com mais títulos (19), e está sob o comando do ex-atacante Simone Inzaghi, de 45 anos. O vice-líder é o arquirrival Milan, há 10 anos sem título, que recebe amanhã (19) o Napoli, 4º com 36, no estádio de San Siro. A Inter tem 43 pontos e o Milan, 39. Na goleada de 5 x 0 da Inter na Salernitana, o árbitro Maurizio Mariani marcou 10 faltas de cada time e aplicou só três cartões amarelos.

NO ESTÁDIO OLÍMPICO DE ROMA, a Lazio manteve o 8º lugar ao vencer o Genova, penúltimo, só com uma vitória, por 3 x 1. O atacante espanhol Pedro, ex-Barcelona, fez o gol do 1º tempo, e os outros gols foram do zagueiro Acerbi e do meia Zaccagni. O meia Filipe Melegoni fez o gol do Genova, em jogo sem cartão do árbitro Luca Paireto, de 37 anos, natural de Turim. Foi a 11ª vitória da Lazio, do técnico Maurizio Sarri, nos últimos 12 jogos com a Genova.

100 ANOS DA SELEÇÃO PORTUGUESA – Os 100 anos do primeiro jogo da seleção de Portugal, que perdeu para a Espanha (3 x 1), na tarde do domingo, 18 de dezembro de 1921, no estádio Martinez Campos, em Madrid, foram comemorados ontem (17), no Pavilhão João Rocha, na freguesia do Lumiar, em Lisboa, com a vitória das lendas da Espanha sobre as lendas de Portugal por 7 x 4. Mendieta, Luis Garcia e David Villa (2 cada) e Marchena fizeram os gols espanhóis. 

ENTRE AS LENDAS DE PORTUGAL, o ex-atacante Rui Costa, de 49 anos, atual presidente do Benfica, marcou o primeiro gol, e os outros três gols foram de Pauleta, hoje aos 48 anos, diretor das seleções portuguesas de base. Também participaram o ex-goleiro Vitor Baía, hoje aos 52 anos, vice-presidente do FC Porto, e o ex-meia Luis Figo, de 49 anos, campeão no Sporting, Barcelona, Inter de Milão, Bola de Ouro 2000 e melhor do mundo da FIFA em 2001.

TAÇA DA LIGA – A Federação Portuguesa de Futebol realizou ontem (17) o sorteio dos jogos das semifinais da Taça da Liga. Dia 25 de janeiro, Benfica x Boavista, que se classificou pela primeira vez, no estádio da Luz, e no dia seguinte (26), Sporting x Santa Clara, no estádio José Alvalade. Os vencedores se enfrentarão dia 29 de janeiro no estádio municipal Magalhães Pessoa, em Leiria, bela cidade da região central de Portugal, a 145 km da capital Lisboa.

Foto: Budesliga