PALMEIRAS E BOTAFOGO fazem nesta 3ª feira (26) o jogo que se ajusta bem ao ditado dos matutos, já que a onça, maior felino da América do Sul, costuma beber água ao anoitecer, e como só há uma fonte, é criado com os demais animais um momento de disputa acirrada e decisiva.

TAL COMO EM 2023, o Palmeiras assumiu a liderança na 34ª rodada, tirando 14 pontos de vantagem do Botafogo, e confirmou o título na última rodada (38ª), ao empatar (1 x 1) com o Cruzeiro, no Mineirão. Palmeiras, bicampeão com 70 pontos; Botafogo, 5º com 64.

AGORA, NA RETA FINAL de 2024, Palmeiras e Botafogo têm 70 pontos, mas o Palmeiras lidera por mais uma vitória (21 a 20), e a vantagem no saldo de gols (29 x 26), segundo item de desempate. Será o confronto do 3º melhor mandante (12 vitórias) com o 2º melhor visitante (9 vitórias).

O PALMEIRAS só perdeu no Allianz Parque para o Vitória (2 x 0). As outras derrotas como mandante, 2 x 0 para o Athletico Paranaense e 1 x 0 para o Internacional, foram na Arena Barueri, a contragosto do técnico e dos jogadores, devido ao aluguel do estádio para shows artísticos.

O BOTAFOGO só venceu o Palmeiras uma vez no Allianz Parque, 1 x 0, gol de Tiquinho, suspenso do jogo decisivo desta 3ª feira (26). Nos outros seis jogos, dois empates e quatro vitórias do Palmeiras. Em sete jogos no estádio do Palmeiras, o Botafogo marcou quatro gols.

O PALMEIRAS ganhou 15 jogos (52 gols) e o Botafogo venceu 11 (38 gols) nos 37 jogos do Campeonato Brasileiro, em que empataram 11. No histórico de 101 jogos, 38 vitórias do Palmeiras (153 gols), 33 empates e 30 vitórias do Botafogo (130 gols).

SERÁ O 4º CONFRONTO de 2024, com duas vitórias do Botafogo, 1 x 0 no Brasileiro e 2 x 1 na Libertadores, e 2 x 2 no jogo de volta da Libertadores, em que o Botafogo eliminou o Palmeiras, que chegou a fazer 2 x 0 e teve o terceiro gol anulado por toque de mão do capitão Gustavo Gomez.

O ÁRBITRO Wilton Pereira Sampaio, goiano de 42 anos, Fifa desde 2013, apitou quatro jogos do Palmeiras: 0 x 0 São Paulo, 1 x 1 Flamengo e as derrotas 0 x 1 Fluminense e 0 x 2 Corinthians. E três do Botafogo: 0 x 3 Cruzeiro, 1 x 0 no Fluminense e 1 x 1 com o Fortaleza.

PALMEIRAS – Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomez (c), Vitor Reis (Murilo) e Caio; Aníbal Moreno, Maurício e Raphael Veiga; Felipe Anderson, Estêvão e Rony (Flaco Lopez). Técnico – Abel Ferreira.

BOTAFOGO – John, Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon (c) e Tiago Almada; Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino. Técnico – Artur Jorge.

APÓS O CONFRONTO direto da noite desta 3ª feira (26), cada time terá um jogo em casa e fora: o Botafogo visitará o Internacional e receberá o São Paulo, no estádio Nilton Santos, na última rodada; o Palmeiras com o Cruzeiro, no Mineirão, e em casa com o Fluminense, na última rodada.

Fotos:  Por William Haverly Martins – Gente de Opinião e Jorge Rodrigues/AGIF