Messi / marca.com

Além de ter livrado o Barcelona da derrota em casa para o Valencia, que chegou a fazer 2 x 0, Messi manteve neste primeiro sábado (2) de fevereiro a marca que vem renovando nos últimos onze anos do Campeonato Espanho, de fazer 20 gols ou mais. O registro vem desde 2008-09, quando marcou 23 gols. Na temporada seguinte, 2009-10, fez 34. Seu recorde absoluto foi no campeonato de 2011-12, quando marcou 50 gols, superando os 46 que havia marcado na temporada anterior.

MESSI completou neste sábado, com os dois gols que fez no empate (2 x 2) com o Valencia, nove jogos consecutivos marcando pelo menos um gol em cada rodada. Artilheiro do campeonato 2018-19, com 21, o craque argentino pode igualar seu próprio recorde de 10 jogos seguidos marcando gol, na próxima quarta (6), outra vez, no Camp Nou, onde o Barcelona recebe o Real Madrid para o jogo de ida das semifinais da Copa do Rei da Espanha.

ESCRITA – O Valencia, sétimo com 30 pontos, é o time que mais ganhou do Barcelona, nos últimos cinco campeonatos, no Camp Nou, que neste sábado (2) recebeu 76.789 pagantes, em início de noite com tempo bom e um belíssimo pôr do sol. Desta vez, o Valencia fez 2 x 0, gols de Gameiro aos 24 e Parejo aos 31, de pênalti, como também foi o primeiro gol do Barcelona, em cobrança de Messi, aos 39, sem que o árbitro Undiano Mallenco precisasse recorrer ao árbitro de video, tal a clareza da falta de Lato em Semedo. Da mesma forma como no pênalti de Sergi Roberto em Lato, no segundo gol do Valencia.

NO CANTINHO – Na volta do intervalo, o Barcelona foi fundo e pressionou desde a saída, chegando ao empate final (2 x 2) com o chute de Messi, da entrada da área, aos 19, após tabelar com o lateral Jordi Alba. Messi finalizou forte e colocado, no cantinho, sem chance para o goleiro brasileiro Neto, 29 anos, 1,91m, revelado no Cruzeiro e há oito anos na Europa. Norberto Murara Neto é mineiro de Araxá e defende o gol do Valencia desde 2017.

21 FALTAS, 3 CARTÕES – Embora tenha sido um jogo marcado pelo nível técnico elevado, foram cometidas 21 faltas (13 do Barcelona). O árbitro Undiano Mallenco advertiu apenas três jogadores com cartão amarelo, todos do Barcelona: o apoiador croata Ivan Rakitic e os laterais espanhóis Jordi Alba e Sergi Roberto, pelo pênalti no atacante dinamarquês Daniel Wass.

BARCELONA – Ter Stegen, Semedo (Jordi Alba), Piqué, Vermaelen e Sergi Roberto; Ivan Rakitic, Arturo Vidal e Aleñá (Arthur, 20 do segundo tempo); Messi, Suárez e Philippe Coutinho (Malcom, 38 do segundo tempo). O técnico Ernesto Valverde não contou com Busquets (suspenso), Rafinha e Dembélé (em tratamento). O Barcelona tentava a nona vitória consecutiva. Líder com 50 pontos, o time pode ter a vantagem reduzida para quatro pontos, se o vice-lider Atlético de Madrid, com 44, ganhar neste domingo (3) do Betis, no estádio Benito Villamarin, em Sevilha.

Marcelino / ElDesmarque

SEM VITÓRIA – O técnico espanhol Marcelino Garcia Toral, 53 anos, está completando 22 anos como treinador. Ele dirige o Valencia desde 1 de julho de 2017 e quando o time abriu 2 x 0, pensou que fosse, finalmente, ganhar pela primeira vez do Barcelona. Mas, ficou só no quinto empate em 19 confrontos, com 14 derrotas. Toral garante que o dia da sua primeira vitória sobre o Barcelona vai chegar, talvez na decisão da Copa do Rei, dia 25 de maio.

TITE ASSISTIU – Depois de acompanhar em Paris a decisão sobre o tratamento conservador de Neymar – com chance de disputar a Copa América, em junho, no Brasil -, Tite foi ao Camp Nou e disse ter gostado do nível técnico do empate, além da capacidade de reação que o Barcelona demonstrou para evitar a derrota em casa. No fim do jogo, o técnico foi cumprimentar os cinco brasileiros que participaram: Neto e o zagueiro Gabriel Paulista, do Valencia, e Arthur, Philippe Coutinho e Malcom.

REAL MADRID – O time do técnico argentino Santiago Solari é favorito do jogo deste primeiro domingo (3) de fevereiro, no estádio Santiago Bernabeu, com o Alavés, quinto com 32 pontos. Se vencer, o Real Madrid manterá o terceiro lugar e chegará aos 42 pontos, oito abaixo do líder Barcelona. E torce pelo tropeço do vice-lider Atlético de Madrid (44), que será visitante no jogo com o Betis, em Sevilha. É possível que o Real Madrid poupe alguns jogadores, devido ao jogo de ida das semifinais da Copa do Rei, quarta (6), com o Barcelona, no Camp Nou.