NÃO PODERIA TER SIDO MAIS ALEGRE E FELIZ O REENCONTRO DO TIME COM A TORCIDA, na décima quarta vitória do Botafogo, que chegou à merecida vice-liderança, alargando o caminho para a volta triunfal à Série A do Campeonato Brasileiro de 2022, com 2 x 0 sobre o Sampaio Corrêa, na noite deste último domingo (26) de setembro, no estádio que tem o nome do mestre Nilton Santos, um dos imortais do futebol mundial. 

RAFAEL NAVARRO, um dos destaques da equipe que Enderson Moreira dirige com equilíbrio e inteligência, abriu caminho para outra vitória merecida do Botafogo, que se impôs do início ao fim ao Sampaio Corrêa, recordista de títulos de campeão maranhense (35). Rafael Navarro completou 50 jogos com a camisa do Glorioso e fez 1 x 0 aos 35 minutos, após falta batida por Chay. Navarro divide o terceiro lugar da artilharia com Jean Carlos, do Náutico, com 10 gols. O artilheiro é o carioca Edu, do Brusque, com 13, e o vice, Leo Gamalho, do Coritiba, com 12.

LUIS OYAMA, único do meio-campo e ataque a não ser substituído, consolidou a vitória do Botafogo na volta do intervalo, marcando o segundo gol aos 32 minutos. O vice-líder da Série B tem o melhor aproveitamento como mandante, com 11 vitórias, 1 empate e só uma derrota, além de ter sido o único que ganhou os dois jogos com o líder Coritiba, sem sofrer gol (2 x 0 no estádio Nilton Santos e 1 x 0 no estádio Couto Pereira).

DIEGO LOUREIRO, Daniel Borges, Joel Carli, Gilvan e Carlinhos; Barreto (Mateus Frizzo), Luis Oyama e Chay (Enio); Marco Antonio (Rafael), Rafael Navarro (Rafael Moura) e Diego Gonçalves (Luis Henrique) – os novos vice-líderes da Série B do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos, 14 vitórias, 5 empates, 7 derrotas, saldo de saldo de 14 gols (39 a 25) -, que farão o próximo jogo, quarta (29), com o Vitória, antepenúltimo com 25 pontos, no estádio Barradão, em Salvador.

O ESTREANTE – Depois de duas semanas de treinamento e ainda sem a forma fisica ideal, Rafael estreou aos 22 do segundo tempo no lugar de Marco Antonio, e não deve seguir com o time para o jogo com o Vitória, a fim de intensificar os treinos. Petropolitano de 31 anos, saiu da base do Fluminense para o Manchester United, em 2008, ganhando três títulos de campeão inglês e o Mundial de clubes. Brilhou depois em cinco temporadas no Lyon, da França (2015-2020).

BOM DIZER – Botafogo 2 x 0 Sampaio Corrêa registrou R$38.640,00, com 762 pagantes, em evento-teste marcado por organização sem falha do clube e comportamento irrepreensível dos torcedores, de máscara e sem aglomeração. O árbitro mineiro Paulo Cesar Zanovelli teve atuação correta e expulsou o zagueiro Joécio, do Sampaio Corrêa, no último lance do primeiro tempo, por falta dura e desleal em Chay. O jogador teve que ser contido pelos companheiros.

ÚLTIMO JOGO com público, no estádio Nilton Santos, havia sido na noite da terça-feira, 10 de março de 2020, na vitória do Botafogo sobre o Paraná por 1 x 0, gol de Luis Fernando, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Foto: Superesportes