O CONFRONTO DA NOITE deste primeiro sábado (2) de setembro é de muitas diferenças entre Botafogo e Flamengo, na abertura da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O líder Botafogo tem 51 pontos, mais 16 que o Flamengo, 4º com 36; o Botafogo tem 16 vitórias; o Flamengo, 10; o Botafogo só perdeu dois jogos; o Flamengo, 5. O Botafogo tem o ataque mais positivo (38) e a defesa menos vazada (11); o Flamengo marcou 34 gols e tem a defesa mais vazada do G4 (26).

O BOTAFOGO TERÁ A VOLTA de Tiquinho Soares, artilheiro do campeonato com 13 gols, recuperado da torção no joelho no 0 x 0 da 18ª rodada com o Cruzeiro, domingo, 6 de agosto, no Mineirão. Nos três jogos em que não atuou, o Botafogo venceu de virada o Internacional por 3 x 1; ficou no 0 x 0 com o São Paulo, quando escalou reservas no Morumbi, e ganhou do Bahia por 3 x 0, domingo (27). 

O FLAMENGO perdeu Arrascaeta, com lesão muscular na coxa, mas terá a volta de Gerson, após suspensão. A semana só de treinos fez o irriquieto e pressionado técnico Jorge Sampaoli a imaginar mudanças. Uma delas pode ser Pedro no lugar de Gabriel, que viveu semana conturbada, criticado por comemorar aniversário, enquanto os torcedores ainda se ressentiam da eliminação precoce da Libertadores, sonho de consumo que virou pesadelo no clube.

O BOTAFOGO COMEMORA a convocação de Lucas Perri, goleiro menos vazado do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez na seleção. O Flamengo deve promover a estreia de Agustin Rossi, goleiro argentino de 28 anos, 1,95m, ex-pivô no basquete, seu primeiro esporte: “Aprendi como sair e cortar os cruzamentos numa bola aérea”. Rossi talvez só se ressinta da falta de ritmo porque seu último jogo foi em junho, quando terminou seu empréstimo ao saudita Al-Nassr.

O FLAMENGO faz o 12º jogo como visitante, com retrospecto discreto de 5 vitórias, 4 derrotas, 2 empates, 18 gols marcados, 20 gols sofridos. O pior resultado foi a goleada de 4 x 0 do Bragantino, e o melhor, a goleada de 4 x 1 no Vasco. As duas primeiras derrotas foram de virada por 2 x 1 para o Internacional e o Atlético Paranaense. O Flamengo tem baixo saldo de gols (8) porque sofreu 26 em 21 jogos. 

O BOTAFOGO, único mandante a vencer todos os 11 jogos, ganhou 8 sem sofrer gol. Só foi vazado no Estádio Nilton Santos pelo São Paulo (2 x 1), Coritiba (4 x 1) e Internacional (3 x 1, de virada). Nos dois jogos do returno, o Botafogo ficou no 0 x 0 com o São Paulo e ganhou do Bahia por 3 x 0. O clássico de hoje (2) será apitado pelo paulista Raphael Claus, de 43 anos, ex-soldado da bateria de comandos do Exército, desde 2015 árbitro Fifa.