Sete jogos, sete vitórias. A Juventus contou com a participação de Cristiano Ronaldo, que não fez gol, como eficiente garçom, na sétima vitória consecutiva do campeão italiano, nos 3 x 1, de virada, sobre o Napoli, que sofreu a segunda derrota e ficou seis pontos atrás (21 a 15) e até pode perder a vice-liderança se o Sassuolo, terceiro com 13, que joga em casa, ganhar amanhã (30) do Milan, décimo quinto com 6 pontos.
NOS TRÊS GOLS – Cristiano Ronaldo, 33 anos, acertou a trave aos 26 do primeiro tempo. O croata Mario Mandzukic, 32 anos, aproveitou a volta da bola e empatou. Com início melhor e mais objetivo, o Napoli havia acertado a trave em chute do meia polonês Piotr Zielinski, 24 anos, logo aos quatro minutos, e o atacante belga Dries Mertens, 31 anos, fez o gol aos 9, após saída errada do zagueiro Leonardo Bonucci.
TRÊS MINUTOS – A Juventus voltou do intervalo em altíssima velocidade e iniciou a virada logo aos 3 minutos. Cristiano Ronaldo driblou dois marcadores, fez o cruzamento e Mario Mandzukic – da seleção da Croácia, vice-campeã do mundo -, passou pelo goleiro colombiano David Ospina, 30 anos, 1,83m, e fez 2 x 1. No terceiro gol, aos 30, após escanteio do brasileiro Alex Sandro, o goleiro rebateu a cabeçada de Cristiano Ronaldo. Mario Mandukic aproveitou o rebote: 3 x 1. Mandzukic é da Juventus desde 2015 e completou hoje 136 jogos com 38 gols. Aplaudido de pé ao sair aos 40 minutos para a entrada do colombiano Juan Cuadrado.
TAPA NA CARA – Depois da cusparada de Douglas Costa em Di Francesco, do Sassuolo, neste sábado (29), outro brasileiro fez feio. O meia carioca Alan, 27 anos, deu um tapa na cara do zagueiro Bonucci, mas só foi advertido com cartão amarelo.
Alan Maques Loureiro jogou no Madureira em 2007-08 e foi lançado no Vasco pelo técnico Dorival Júnior, em 2009, na conquista da Série B. Depois de 5 gols em 100 jogos, foi vendido pelo Vasco por 3 milhões de euros para a Udinese, que defendeu de 2012 a 2015, quando foi vendido por 12 milhões de euros para o Napoli.
ROMA 3 x 1 LAZIO – No grande clássico da capital, a Roma venceu (3 x 1) a Lazio, no Estádio Olímpico de Roma. Pellegrini fez 1 x 0 e Ciro Immobile empatou para a Lazio. Na volta do intervalo, Fazio e Kolarov marcaram os gols que mantiveram a Roma em quinto com 11 pontos e a Lazio em quarto com 12. A Roma viaja mais animada para o jogo da próxima terça (2) com o Viktoria Plzen, da República Checa, pela Liga dos Campeões.
FOI O CONFRONTO 151 da história do grande clássico da Cidade Eterna, com a vitória 55 da Roma. A Lazio ganhou 38 e houve 58 empates, o que confirma o equilíbrio do derbi. O técnico da Roma é Eusebio Di Francesco e o ex-atacante Filippo Inzaghi dirige o time da Lazio.
Foto: site observador.pt / AFP/Getty Images