“VINÍCIUS DIRIGE UN BAILE” – título da primeira página do Marca, principal diário esportivo da Espanha, ao destacara atuação de Vinícius Junior, segundo mais jovem da história de 119 anos do Real Madrida marcar dois gols, em jogo oficial, e em um mata-mata da Liga dos Campeões, na noite de ontem (6), sobre o Liverpool, no estádio Alfredo Di Stefano. Com a vitória por 3 x 1, o Real Madrid pode perder por um gol o jogo de volta, na próxima quarta (14), em Liverpool, que estará nas semifinais.

63 ANOS DEPOIS – O meia Jesus Pereda, falecido em 2011, era o mais jovem a fazer dois gols em um jogo pelo Real Madrid, em 1958, ao completar 20 anos 179 dias, e Vinícius Junior, 63 anos depois, marcou dois gols ao completar 20 anos 269 dias. Pereda brilhou tanto no Real Madrid quanto no Barcelona, e foi campeão europeu de seleções em 1964, com atuações destacadas, como na final com a União Soviética (hoje Rússia), em que marcou o primeiro gol e deu passe para Marcolino fazer o da vitória (2 x 1).

ORGULHOSO – O jornal Marca também classificou como “soberana” a atuação e os gols de Vinícius Junior, salientando que “Vinícius mostrou quem é e o que pode chegar a ser”. O jornal também abriu espaço para recordar Alfredo di Stefano – 1926 – 2014 -, maior jogador de todos os tempos do Real Madrid: “Di Stefano, o homem que converteu a Copa da Europa em legenda, com certeza se sentiria orgulhoso da exibição de Vinícius e do seu Real Madrid, no estádio que imortaliza seu nome”.

O TALISMÃ – O diário AS, outro prestigioso jornal esportivo espanhol, editado na capital Madrid, ressalta em sua edição: “Dois gols e atuação extraordinária de Vinícius”. Ao destacar na crônica do jogo que “Vinícius participou das 10 vitórias nos últimos 12 jogos”, o jornal se referiu ao atacante como “autêntico talismã do Real Madrid”. Até mesmo o diário SPORT, de Barcelona, que trata o Real Madrid com muita frieza e indiferença, não deixou de dar a merecida ênfase: “A grande noite de Vinícius”.
ABRIU E FECHOU – Em seu jogo mais marcante, dos 106 que completou, desde a estreia em 29 de setembro de 2018, no 0 x 0 com o Atlético de Madrid, Vinícius Junior abriu e fechou a vitória do Real Madrid. Fez o primeiro gol aos 27 minutos, matando no peito o lançamento do meia alemão Toni Kross, e tocando na saída do goleiro gaúcho Alisson, e o terceiro, aos 20 minutos do segundo tempo, com assistência do meia croata Luka Modric. Seu quarto gol em Champions e os dois primeiros em mata-mata.

106 JOGOS, 14 GOLS – Vinícius Junior chegou aos 32 gols em 181 jogos oficiais na carreira, e no Real Madrid, ao gol 14 em seu jogo 106.  Na temporada 2020-2021, mesmo sem ser titular em alguns jogos, ele marcou, com os dois de ontem (6) no Liverpool, seis gols em 37 jogos oficiais. Bom lembrar: pelo Flamengo, Vinícius Junior fez 14 gols em 70 jogos, da estreia, em 18 de maio de 2017, aos 16 anos e 10 meses, no 1 x 1 com o Atlético Mineiro, à despedida, em 10 de junho de 2018,  2 x 0 no Paraná Clube. 

COURTOIS, Lucas Vazquez, Eder Militão, Nacho Fernandez e Mendy; Casemiro, Modric e Kross; Asensio (Valverde), Benzema e Vinícius Junior, que recebeu o prêmio de melhor do jogo. Substituído por Rodrygo, ex-Santos, aos 39 do segundo tempo, Vinícius, ao sair do gramado, ganhou o aperto de mão do técnico francês Zidane. O segundo gol foi do espanhol Marco Asensio, encobrindo o goleiro, aos 36 do primeiro tempo, e o egípcio Salah fez o gol do Liverpool aos seis minutos do segundo tempo. 

17 FALTAS – Embora tenha sido um jogo limpo, Real Madrid 3 x 1 Liverpool registrou 17 faltas, 11 do time inglês, que teve três dos quatro advertidos com cartão amarelo: o lateral-direito Alexander-Arnold, o meia Thiago Alcântara e o atacante Sadio Mané. O único do Real Madrid foi o lateral-direito Lucas Vazquez. Atuação segura do alemão Felix Brych, de 45 anos, árbitro FIFA desde 2007. Ele apitou a final da Champions 2016-17 Real Madrid 4 x 1 Juventus. Brych é advogado em Munique, capital do estado da Baviera, no belo Sul da Alemanha.

(Photo by Fran Santiago/Getty Images)