Escolha uma Página

FIGURA CENTRAL DA FESTA de inauguração do Museu do Flamengo, na noite de ontem (4), na sede da Gávea, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, Zico salientou, visivelmente emocionado e feliz: “É um imenso orgulho. Isso foi gerado por todos os atletas que vestiram o manto, e falo em nome de todos os que passaram e não estão aqui. Visitei alguns museus e não entendia porque o Flamengo não tinha o seu. Parabéns ao patrimônio e a todos os que passaram e fizeram o melhor. Tive a felicidade de passar e dar grandes conquistas ao clube” – disse o maior ídolo da história do clube.

PROFISSIONAL DE MUITO CARISMA, Zico tornou-se símbolo da mais vitoriosa geração do Flamengo, única que em 1981 ganhou a Libertadores e o Mundial de clubes, liderada por ele, capitão do time que venceu o Liverpool por 3 x 0 em 28 minutos do 1º tempo, aplaudido por 50 mil torcedores no Estádio Nacional de Tóquio. Zico estreou em 29 de julho de 1971 e fez o último jogo pelo Flamengo em 2 de dezembro de 1989, com 509 gols em 732 jogos, e tornou-se o maior artilheiro do Maracanã, então maior estádio do mundo, com 334 gols.

O PRIMEIRO CONTRATO DE ZICO, assinado em 1973, é um dos 400 itens da área de 1.200 m2, com expansão prevista para 2000 m2, e entre os 161 troféus das 400 peças, há as camisas de jogadores famosos, tais como a 9 de Nunes, autor de dois gols da final do Mundial de clubes, e a 8 de Adílio, que marcou o 2º gol dos 3 x 0, na tarde do domingo, 13 de dezembro, diante de 62 mil torcedores. O time era dirigido pelo ex-meia Paulo Cesar Carpegiani, e o presidente do clube, Antonio Augusto Dunshee de Abranches, um dos advogados de renome da época.

JUNIOR, ex-lateral e volante, recordista de jogos do Flamengo, com 876, entre 6 de novembro de 1974 e 19 de agosto de 1993, também destacou a importância da inauguração do museu: “Eu me sinto feliz, não só com a contribuição como ex-jogador, mas também como torcedor. Fui muitas vezes ao Maracanã e me empolguei com grandes vitórias e conquistas, sem nunca imaginar que um dia poderia estar em campo, ao lado de tantos nomes marcantes da história do clube”.

FLAMENGO NOTIFICADO PELA SUL-AMERICANA

UM DIA DEPOIS da vitória sobre o Olímpia por 1 x 0, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores, o Flamengo foi notificado pela Confederação Sul-Americana de Futebol, da abertura de um processo disciplinar, por três acontecimentos da noite da 5ª feira (4), no Maracanã, que recebeu mais de 66 mil torcedores.

1 – O USO DE SINALIZADORES APÓS O GOL MARCADO POR BRUNO HENRIQUE, AOS 3 MINUTOS DO 2º TEMPO.

2 – O GRAMADO APENAS REGULAR, COM ÁREAS BASTANTE AFETADAS, DEVIDO AO EXCESSO DE JOGOS. AS LINHAS DEMARC ATÓRIAS EXCEDEM A MEDIDA DE 12 CENTÍMETROS E SE APROFUNDAM ABAIXO DO NÍVEL DO GRAMADO.

3 – DOIS JOGADORES DO FLAMENGO, EVERTON RIBEIRO E DAVID LUIZ, NÃO PASSARAM PELA ÁREA DA ZONA MISTA PARA AS ENTREVISTAS APÓS O JOGO.

O FLAMENGO tem prazo até sexta-feira (11) para apresentar defesa, mas a tendência é de sofra multa pesada da Confederação Sul-Americana de Futebol.

SOBRE A SITUAÇÃO do jogador Pedro, multado em 5% do salário de julho e suspenso pelo clube do jogo com o Olímpia, o presidente do Flamengo respondeu a respeito do possível interesse do campeão português: “Se o Benfica está mesmo interessado, basta pagar a multa da rescisão do contrato”. O dirigente não se referiu ao valor da multa, que é de 100 milhões de euros (R$600 milhões), nem ao tempo do contrato, que vai até dezembro de 2027.

SOBRE O ESTÁDIO, depois de várias vezes citado como “clube que tem torcida e não tem estádio”, o Flamengo aproveitou a presença de um deputado federal para tentar acelerar a realização do projeto. A prefeitura do Rio já informou que não poderá autorizar a construção na área do Gasômetro por ser da Caixa Econômica Federal. Os dirigentes do Flamengo querem resolver um problema que se arrasta há mais de um século.

Fotos: O Dia, Lance! e Divulgação