MESSI GANHOU COM JUSTIÇA OS MAIORES ELOGIOS da abertura da segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, ao marcar o primeiro gol com a camisa do PSG, aos 28 do segundo tempo, na vitória por 2 x 0 sobre o Manchester City, na noite de ontem (28), no Parque dos Principes, em Paris. Campeão com Messi, como jogador e técnico no Barcelona, Pep Guardiola, treinador do City, resumiu: “É impossível contê-lo 90 minutos”.

MÁGICO E SUBLIME – O jornal inglês Daily Express destacou na primeira página: “Messi mágico ilumina Paris com um gol sublime”. O jornal Daily Telegraph também o exaltou: “Messi mágico afunda o City de Pep e com um gol maravilhoso ilumina Paris”. O jornal The Guardian, em sua manchete, escreveu que usaria um termo francês para resumir o brilho da noite esplendorosa do craque argentino: “Magnifique Messi”. 

GÊNIO INCRÍVEL – The Mirror (O Espelho), tabloide editado em Londres desde 1903, saiu um pouco da sua linha sóbria e não poupou elogios à atuação do craque argentino: “Messi é um gênio incrível!” Com a foto em que aparece comemorando o gol, abraçado ao meia italiano Marco Verratti, o jornal publicou: “Com um chute preciso, próprio de um gênio, Messi afunda seu antigo chefe Pep com um golaço, que só se vê de tempos em tempos”.

GOLAÇOAÇOAÇO!!! – Confesso que bateu saudade dos bons tempos do rádio, em que tive a honra de participar de transmissões inesquecíveis com profissionais notáveis, que serão sempre lembrados. Com certeza, se estivesse no Parque dos Principes, transmitindo PSG x Manchester City, o mineiro de Caxambu, Jorge Curi, encheria os pulmões: “Golaçoaçoaço!!!”  Com Jorge Curi e João Saldanha, participei das coberturas das Copas de 70 e 74. 

MESSI SENTOU EM CAMPO – Um dos momentos marcantes da vitória do PSG foi quando Messi sentou em campo, antes de o Manchester City bater uma falta, quando estava 1 x 0. Depois de obrigar várias vezes os adversários a tomar a medida, quando ia executar uma cobrança, para que a bola não passasse por baixo da barreira, ele próprio tomou a iniciativa, sentando-se ao lado da barreira, em outra demonstração, não só de genialidade, mas de muita simplicidade.

“UMA IMAGEM TÃO INESPERADA QUE SURPREENDEU OS PRÓPRIOS COMPANHEIROS” – publicou o diário Mundo Deportivo, de Madrid. Outro fato raríssimo no futebol europeu aconteceu após o jogo: o presidente do PSG desceu da tribuna ao vestiário para cumprimentar, um por um, todos os jogadores e o técnico argentino Maurício Pochettino, de 49 anos, na história do clube desde os tempos de zagueiro, campeão em 2001.  20 anos depois voltou como técnico.

GOLS NO ÂNGULO – Foi a primeira grande exibição do PSG com Neymar-Messi-Mbappé, o craque-revelação e campeão da Copa do Mundo de 2018, que deu assistência para o meia senegalês Idrissa Gueye, de 32 anos, fazer o primeiro gol com um belo chute no ângulo, logo aos oito minutos, e tabelou com Messi no lance do segundo gol aos 28 do segundo tempo. Outra boa atuação foi do goleiro italiano Donnarumma, de 22 anos, 1,96m, ex-Milan, com belas defesas.

GIANLUIGI DONNARUMMA, Hakimi, Marquinhos (c), Kimpembe e Nuno Mendes; Marco Verratti (Wijnaldum), Ander Herrera e Idrissa Gueye (Danilo Pereira); Messi, Neymar e Mbappé (Mauro Icardi) – PSG, do técnico Maurício Pochettino, líder do Grupo A da Champions League e líder do Campeonato Francês, em que voltará a jogar domingo (3) com o Rennes. 

EDERSON, Walker, Ruben Dias, Laporte e João Cancelo; Bernardo Silva, De Bruyne e Rodri; Mahrez, Grealish (Foden) e Sterling (Gabriel Jesus) – o Manchester City, do técnico Pep Guardiola, vice-líder do Campeonato Inglês, que domingo (26) visitará o líder Liverpool, que ontem (28) goleou o Porto (5 x 1), no estádio do Dragão, com dois gols de Roberto Firmino, dois de Salah e um gol de Sadio Mané.

  • VIRADA DE CAMPEÃO – Depois do 0 x 0 na estreia em casa com o Porto, o Atlético de Madrid, campeão espanhol, ganhou de virada (2 x 1) do Milan, no estádio de San Siro. O atacante português Rafael Leão fez o gol do Milan no primeiro tempo e nos sete minutos finais, o francês Griezmann e o uruguaio Luis Suarez marcaram os gols da virada. Na Alemanha, o Sporting, campeão português, sofreu a segunda derrota (1 x 0) para o Borussia Dortmund, depois de goleado (5 x 1), em Lisboa, pelo Ajax.
  • ÚNICO EM DOIS JOGOS – Na vitória de ontem (28) sobre o turco Besiktas por 2 x 0, na Arena Johan Cruyff, em Amsterdam, o atacante franco-marfinense Sébastien Haller, de 27 anos, autor do segundo gol, tornou-se o único a marcar cinco gols nos dois primeiros jogos da Champions. Ele superou o norueguês Haaland, do Borussia Dortmund; Didier Drogba, do Chelsea; Diego Simeone, atual técnico do Atlético de Madrid, e Marco van Basten, do Milan, com quatro gols. 

Fotos: Correio da Manhã | Tv Cultura UOL / PSG