COM ATUAÇÃO DE GALA, pinta de campeão e prêmio de melhor da Copa 2022, Messi levou a Argentina à sexta final, em noite inesquecível, na vitória desta 3ª feira (13) sobre a Croácia por 3 x 0, diante de 88.966 torcedores no Estádio Lusail, no Catar.
MESSI É AGORA O ARGENTINO com mais gols (11) pela seleção, superando Gabriel Batistuta, e igualou-se ao alemão Lothar Matthaus com mais jogos (25) em Copa do Mundo, recorde que baterá na final de domingo (18), com França ou Marrocos.

MESMO SENTINDO desconforto muscular na coxa esquerda, aos 21 minutos do 1º tempo, Messi, aos 35 anos, capitão da seleção, jogou até o final. Aos 33 minutos, ao converter o pênalti do goleiro Livanovic em Julian Alvarez, o camisa 10 igualou-se ao francês Kylian Mbappe, com 5 gols, como artilheiro da Copa do Mundo de 2022.
EM ARRANCADA de 55 metros, do próprio campo, o atacante Julian Alvarez marcou o 2º gol aos 39 minutos, finalizando de pé direito na pequena área, após passar entre os zagueiros Lovren e Gvardiol. Julian Alvarez, de 22 anos, foi comprado do River, após 52 gols em 121 jogos, pelo Manchester City, em janeiro de 2022.
A OBRA-PRIMA DO JOGO foi de Messi, aos 24 minutos do 2º tempo, saindo quase do próprio campo, pela lateral direita, e mantendo o domínio da bola, como se tivesse ímã. Ele aplicou dois dribles de corpo em Gvardiol e fez o passe rasteiro da linha de fundo para Julian Alvarez marcar o 3º gol, de pé direito, na pequena área.
COM O GOL DE PÊNALTI de hoje (13), na semifinal com a Croácia, Messi é o maior artilheiro da seleção, com 95 gols em 170 jogos, desde a estreia, em que não fez gol, no amistoso Hungria 1 x 2 Argentina, 4ª feira, 17 de agosto de 2005, no Nepstadion, em Budapeste, reinaugurado em 2019 com o nome de Arena Puskas.
O 1º GOL DE MESSI pela seleção foi no amistoso da 4ª feira, 16 de junho de 2006, no estádio São Jacó, na Basiléia, capital cultural da Suíça, em que a Croácia venceu por 3 x 2, na estreia do meia Luka Modric. Messi tornou-se o mais jovem a marcar um gol pela seleção argentina, aos 18 anos e 357 dias.
O 1º GOL, DOS 3 x 0 de hoje (13) na Croácia, fez Messi superar Gabriel Batistuta, um dos maiores goleadores do futebol mundial, com 11 gols em Copas do Mundo: 1 gol na Copa de 2006; 4 gols na Copa de 2014; 1 gol na Copa de 2018, e o 5º gol na Copa de 2022, em que se igualou na artilharia ao francês Mbappe.
BEM FAMÍLIA, Lionel Messi gravou nas chuteiras que usou na vitória sobre a Croácia, e repetirá na final de domingo (18), os nomes da esposa Antonella Roccuzzo e dos filhos Thiago (10 anos), Mateo (7) e Ciro (4), que estão assistindo no Catar, com a avó Celia Maria, mãe dc Messi, e o avô José, pai de Antonella.
SOBRE BATER O RECORDE de 10 gols de Gabriel Batistuta e de igualar o recorde de 25 jogos de Lothar Matthaus, o craque argentino disse: “São marcas que me deixam feliz, mas não as mais importantes. O objetivo é ser campeão. Prêmios individuais são alegram muito, mas a vitória da equipe é sempre mais importante”.
MESSI FOI DIRETO ao responder sobre a despedida: “O jogo de domingo (18) será meu último de Copa e espero terminar podendo erguer a taça com os companheiros. Na próxima, estarei com quase 40 anos e não terei mais condições, por mais que me cuide. É melhor que encerre agora, se possível como campeão”.

legenda do La Nación, jornal mais antigo da Argentina, desde 4 de janeiro de
1870, fundado pelo presidente Bartolomeu Mitre.


Fotos: R7 / REPRODUÇÃO/TWITTER WORLD CUP FIFA