O ATACANTE IGOR JESUS, do Botafogo, é a novidade da seleção brasileira convocada na tarde desta 6ª feira (27) pelo técnico Dorival Junior, de 62 anos, para os jogos de outubro da 9ª rodada das eliminatórias, dia 10 com o Chile, em Santiago, e dia 15 com o Peru, em Brasília.
IGOR JESUS Maciel da Cruz, de 23 anos, nasceu no domingo, 25 de fevereiro de 2001, em Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, mas foi revelado em 2015 no Sub-15 do Coritiba, onde se tornou profissional em 2019, marcando 7 gols em 57 jogos.
EM 2020 foi vendido ao Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, por dois milhões de dólares, e em junho de 2024 assinou pré-contrato com o Botafogo até 2028. Estreou na 18ª rodada do Brasileiro, sábado, 20 de julho, 1 x 0 no Internacional (gol de Luiz Henrique), no estádio Nilton Santos, e foi substituído no 2º tempo por Kauê.
SOBRE A PRIMEIRA convocação de Igor Jesus, o técnico Dorival Junior resumiu: “Ele me chamou muito a atenção jogando pelo Coritiba quando eu dirigia o Athletico. É um jogador muito interessante, que saiu muito rápido do Brasil, assim como (os laterais) o Vanderson e o Abner”.
IGOR JESUS, em 17 jogos no Botafogo, marcou 6 gols e deu uma assistência. Antes do fim do contrato com o Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes, houve interesse do Atlético Mineiro, Grêmio e Athletico Paranaense, mas seu agente revelou que ele deu preferência ao Botafogo.
VANDERSON, lateral-direito do Mônaco, convocado pela primeira vez, também tem a idade de Igor Jesus (23), e tal como ele, é mato-grossense, mas de Rondonópolis. E o lateral-esquerdo Abner, também chamado pela primeira vez, é paulista de 24 anos, revelado na Ponte Preta, e depois jogou pelo Athletico Paranaense e Betis, antes de ir para o Lyon.
GOLEIROS – Alisson, Breno e Ederson.
LATERAIS – Danilo e Vanderson / Arana e Abner.
ZAGUEIROS – Bremer, Militão, Marquinhos e Gabriel Magalhães.
MEIAS – André, Bruno Guimarães, Gerson, Paquetá e Rodrygo.
ATACANTES – Igor Jesus, Luiz Henrique, Martinelli, Vinicius Jr, Endrick, Raphinha e Savinho.
A SELEÇÃO BRASILEIRA, em 5º, 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate, 4 derrotas, 9 gols marcados, 8 gols sofridos, jogará em outubro com as duas piores entre as 10 seleções das eliminatórias: Chile, 9º, 1 vitória, 2 empates, 5 derrotas, 4 gols marcados, 12 sofridos, e Peru, 10º, 3 pontos, única sem vitória, 3 empates, 5 derrotas, 2 gols marcados, 10 sofridos.
Foto: Rafael Ribeiro / CBF