O INÍCIO DESASTROSO, com três derrotas consecutivas, que colocaram o time entre os quatro últimos do Campeonato Brasileiro, pode ter, com a vitória na noite de hoje (10), a primeira saída do Flamengo para a crise. Uma crise que aumentou com a pressão para a demissão do vice-presidente de futebol, que se afigura provável, pela sequência de erros. Como se fosse pouco, a falsidade ideológica de um de seus jogadores mais jovens, às voltas com a Polícia Civil.

O FLAMENGO É O TIME da Série A com mais derrotas: perdeu 11 dos 29 jogos em 2023, quando se equivocou com a contratação de Vitor Pereira, outro a receber indenização vultosa, e se apressou ao trazer Jorge Sampaoli, três meses sem clube, demitido pela má campanha no Sevilha, que deixou perto do rebaixamento. Com ele, o Flamengo é 2º na Libertadores, e só ganhou do Ñublense, o pior do grupo. A única vitória no Brasileiro foi do interino Mario Jorge.

O FLAMENGO abre hoje a 5ª rodada, primeira no meio da semana, sem que nenhum de seus torcedores queira acreditar que tem números iguais aos do adversário Goiás: 3 pontos, 1 vitória, 0 empate, 3 derrotas. 17º, o Flamengo só está uma posição acima do Goiás, que tem saldo negativo de 6 gols (3 a 9), porque seu saldo é zerado (7 a 7). Incrível quanto pareça, em quatro jogos, o Flamengo só fez 7 gols e sofreu outros tantos.

O TÉCNICO É AGITADO, inseguro, intranquilo e isso tem refletido na equipe, com desempenho de baixo nível, como resumiu Cebolinha, após a terceira derrota consecutiva: “A equipe é frágil, sem reação”. Sampaoli é acusado de formar patota, ao escalar Vidal, seu jogador na seleção do Chile, e Marinho, que dirigiu no Santos. E logo fritou o goleiro Santos, pedindo a contratação do argentino Agustin Rossi, reserva no saudita Al-Nassr, emprestado pelo Boca.

ATÉ MESMO TREINADOR de goleiro o técnico pediu, e o Flamengo terá de volta Rogerio Maia, com quem Sampaoli trabalhou no Atlético Mineiro. Maia foi recontratado pelo presidente Landim, que o dispensou por ter sido da época do presidente Bandeira, a quem sucedeu e de quem herdou a recuperação financeira do clube. As correntes políticas do clube estão bem divididas, enfraquecendo o presidente, que ainda assim tenta estender o mandato.

SAMPAOLI, mais uma vez, não antecipou a escalação para o jogo da noite de hoje (10), no Maracanã, onde os torcedores voltarão a protestar contra a diretoria. Os aliados do presidente querem que ele afaste o vice de futebol, depois de maus resultados e perda de títulos desde a Supercopa do Brasil, em janeiro, para o Palmeiras, e a goleada de 4 x 1 do Fluminense na final do Carioca, além de ficar em 3º no Mundial de clubes, após projetar a final com o Real Madrid.

NO JOGO DE HOJE (10) com o Goiás, Pedro reaparece, recuperado de torção do tornozelo, mas Gabriel vai cumprir suspensão por três cartões amarelos nas quatro primeiras rodadas. O atacante passou a ser chamado de Gabigordo pelos torcedores, devido ao aumento de peso. O goleiro Santos não teve fratura do rosto, revelou o exame após o jogo com o Athletico, mas não foi confirmado. A escalação e se o time terá três zagueiros, só pouco antes do jogo se saberá.

Foto: Futebol na Veia