COMO TUDO NA VIDA TEM A PRIMEIRA VEZ, a quinta-feira, 21 de outubro de 2021, entra para a história do técnico português José Mario dos Santos Mourinho Felix, de 58 anos, entre os mais vitoriosos do futebol mundial. Pela primeira vez, em 20 anos de carreira, uma das nove equipes por ele dirigidas, sofreu seis gols em um jogo, a da Roma, que perdeu por 6 x 1 para o quase desconhecido Bodo/Glimt, do interior da Noruega.

NO ACANHADO ASPMYRA, estádio com 7.354 lugares, da pequena Nordland, cidade de 38.327 m2, com 238 mil habitantes, a 1.290 km da capital Oslo, a Noruega continua comemorando a goleada do campeão de 2020-2021, como um dos fatos mais marcantes da temporada que ficará para a história. Em seus 105 anos, o FK Bodo/Glimt, fundado em 19 de setembro de 1916, pela primeira vez aparece em destaque em todos os meios europeus de comunicação.

TERCEIRA COMPETIÇÃO em importância do futebol europeu, depois da Liga dos Campeões e da Liga Europa, a Liga Conferência da Europa, recém-criada em 2021-2022 pela União Europeia de Futebol, conta com 138 equipes, participando da fase de classificação durante quinze semanas. O FK Bodo/Glimt, para surpresa geral, e de seus próprios torcedores, é líder após as três primeiras rodadas, mantendo 100% de aproveitamento.

ÚNICO BRASILEIRO – Dos 36 jogadores do FK Bodo/Glimt, 30 são noruegueses, e dos 6 estrangeiros, só um brasileiro, José Vítor Rodrigues da Silva dos Santos. Ponta-esquerda de 23 anos, 1,87m, ele é o Pernambuco, nascido em 28 de abril de 1998, na bela Ilha de Itamaracá, na região metropolitana do Recife. Iniciou na Portuguesa de Caruaru, região agreste, e saiu do paulista Jaguariúna para o FC Lviv, da Ucrânia, e o Dínamo de Tiblisi, na Geórgia, até chegar em março de 2021 ao FK Bodo/Glimt, que tem goleiros russo e holandês, e atacantes italiano, tunisino e checo. O técnico é norueguês.

ESCOVAS DE DENTE – Sem que o motivo tenha sido revelado, os torcedores adotaram como símbolo do FK Bodo/Glimt, desde o início dos anos 70, grandes escovas de dente amarelas, que levam a todos os jogos. O primeiro uniforme do time é todo amarelo e admitem terem inspirado os espanhóis do Villarreal, fundado sete anos depois (10/3/1923), que adotaram o apelido de Submarino Amarelo. Pouco usado, o segundo uniforme é todo preto.

BOM LEMBRAR – Na goleada de 6 x 1 que a Roma sofreu do FK Bodo/Glimt, ontem (21), José Mourinho completou 1.008 jogos, dirigindo Benfica, União de Leiria, Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, Tottenham, e desde junho, Roma. Primeiro a ganhar a Tríplice Coroa em 2010, com a Inter, campeã italiana, da Copa Itália e da Liga dos Campeões, Mourinho recebeu em 2011 o prêmio FIFA de melhor técnico do mundo.

Foto: Sappo Mourinho