COM A 6ª VITÓRIA, 4ª como mandante e 1ª de virada, o Fluminense subiu três posições com 2 x 1 no Bahia, na noite deste sábado (24), no Maracanã, e só sairá do 3º lugar, com 21 pontos, se o Flamengo, com 19, vencer o Santos, e o Grêmio, com 20, ganhar do Coritiba. O Fluminense jogou com 10, desde os 37 minutos do 1º tempo, com a expulsão do zagueiro Nino, capitão do time, por falta no atacante Mingotti, que nove minutos antes, aos 28, havia feito o gol do Bahia.

O FLUMINENSE iniciou com toda disposição, mantendo o Bahia no próprio campo, mas sofreu o gol em contra-ataque, marcado aos 28 minutos pelo atacante paulista Mingotti, de 23 anos, emprestado pelo Athletico Paranaense. Na volta do intervalo, a virada em três minutos, com Lelê, aos 3, aproveitando a saída errada do lateral Cicinho, e Gabriel Pirani, aos 6, com assistência de Keno. O VAR corrigiu o erro do bandeirinha Bruno Boschilia, que marcou impedimento.

O FLUMINENSE poupou Ganso e Cano, que só entraram nos minutos finais, para tê-los em boas condições na volta ao Maracanã 3ª feira (27), em que o empate no jogo com o Sporting Cristal, do Peru, basta para confirmar a classificação, em 1º no Grupo D, para o mata-mata das oitavas de final da Libertadores. O Fluminense lidera com 9 pontos, mais dois que o River, que está praticamente garantido por jogar na mesma noite em casa com o lanterna The Strongest.

FLUMINENSE x BAHIA, 23º 2 x 1 do Brasileiro de 2023, registrou R$1.006.764,50. 22.785 pagantes. Savio Sampaio, único árbitro Fifa do Distrito Federal, além de expulsar o zagueiro Nino, só usou o cartão amarelo para advertir o lateral Samuel Xavier. Os times disputarão os jogos da 13ª rodada no próximo sábado, 1 de julho: o Fluminense com o São Paulo no Morumbi, e o Bahia com o Grêmio, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O FLUMINENSE deve confrmar nos próximos dias a contratação do meia uruguaio Leo Fernandez, de 24 anos, emprestado por um ano pelo Toluca, que já garantiu a prioridade ao Fluminense para a compra, mas ainda não fixou o valor. De acordo com colegas do ESTO, principal jornal esportivo mexicano, Leo Fernandez foi um dos melhores da temporada mexicana, destacando-se pela marcação e pela técnica, com muita precisão nos lançamentos.

FLUMINENSE – Fábio, Samuel Xavier, Nino (c), David Braz e Marcelo (Felipe Andrade); Martinelli, Lima e Gabriel Pirani (Guga); Jhon Arias, Lelê (Cano) e Keno (Ganso). Pela expulsão no 1 x 1 com o Atlético Mineiro, 5ª feira (22), em Volta Redonda, Fernando Diniz completou o quarto jogo fora da área técnica, recordista de cartões vermelhos no Campeonato Brasileiro de 2023. O Bahia sofreu a 4ª derrota em 6 jogos como visitante, em que só venceu o Vasco.

                            2ª VITÓRIA DO FORTALEZA SOBRE MINEIROS

DEPOIS DE 1 x 0 NO CRUZEIRO, 4ª feira (21), no Mineirão, o Fortaleza ganhou do Atlético Mineiro por 2 x 1, na noite deste sábado (24), na Arena Castelão, onde ainda não perdeu no Brasileiro de 2023. Foi a 5ª vitória do pentacampeão cearense, 3ª como mandante, 5º com 12 pontos, embora possa perder posições ao término da 12ª rodada. 3ª derrota do Atlético Mineiro, 2ª como visitante e 1ª do técnico Scolari, que na estreia empatou com o Fluminense (1 x 1).

O VOLANTE argentino Tomás Pochettino, de 27 anos, fez 1 x 0 aos 8 minutos do 2º tempo, e o lateral-direito Tinga marcou seu 1º gol na temporada, o da 5ª vitória do Fortaleza em 12 jogos, aos 16 minutos. Tinga é o 1º da história de 105 anos e de 46 títulos do Fortaleza, a fazer gol nos dois jogos da decisão com o arquirrival Ceará, no clássico-rei. Ele ganhou o apelido na base do Grêmio porque morava no bairro Restinga, da Zona Sul de Porto Alegre.

O ATACANTE Alan Kardec, de 34 anos, fluminense de Barra Mansa, marcou o gol do Atlético aos 43 minutos, mas o Fortaleza segurou bem a vantagem, mesmo com os oito minutos de acréscimos do árbitro gaúcho Leandro Vuaden. O Atlético faz o clássico mineiro da 13ª rodada com o América, domingo (2), no Mineirão. O Fortaleza visita o Flamengo, sábado (1), no Maracanã. O técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, de 48 anos, é o segundo mais estável no cargo, desde maio de 2021, depois do português Abel Ferreira, no Palmeiras desde outubro de 2020.

Fotos: CNN