Escolha uma Página

Com a quase certeza de que os campeonatos não estarão concluídos antes de agosto, os clubes europeus terão acentuada desvalorização de seus jogadores, de vez que os contratos terminam sempre em paralelo. Os cinco mais importantes, de acordo com os cálculos, perderão pelo menos 28,4%. O caso do francês Paul Pogba, de 27 anos, atacante do Manchester United, foi citado como exemplo: o valor dele cairia de 65 milhões para 35 milhões de euros.

ORDEM DAS PERDAS – Os cinco que mais perderão valor de mercado serão o Manchester City, atual bicampeão da Inglaterra, com uma queda de 412 milhões de euros. O Barcelona, bicampeão espanhol, teria redução para 366 milhões de euros. O Liverpool, campeão europeu e mundial de clubes, cai para 353 milhões de euros. O Real Madrid teria redução de 350 milhões de euros e o PSG, de 302 milhões de euros.

MAIS VALIOSO -O título de campeão inglês, que seria o terceiro da temporada 2019-2020 do Liverpool – campeão europeu ao vencer o londrino Tottenham e campeão mundial ao ganhar do Flamengo – deixaria o time do técnico alemão Jurgen Klopp como o mais valioso do mercado, aproximando-se de um bilhão de euros. Ainda que com a pausa do futebol, as especulações em torno de compra e venda continuam agitando o mercado europeu.

PORTUGAL – Durante a videoconferência da noite de ontem (1), o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, economista de 68 anos, renovou aos clubes o interesse de concluir o campeonato até no máximo agosto, a fim de atender à União Europeia de Futebol. Segundo ele, o presidente Alexander Ceferin, da Uefa, não quer retardar o início da temporada 2020-2021, a fim de não prejudicar os torneios internacionais.

Foto: JASON CAIRNDUFF / Reuters