ZDF

Depois de ficar nove pontos em vantagem na liderança, o Borussia Dortmund entrou em queda, só conseguiu uma vitória em sete jogos e com a segunda derrota – 2 x 1 para o Augsburg, primeiro fora da zona de rebaixamento -, na noite desta sexta (1), pode ficar igual em pontos (54) ao hexacampeão Bayern de Munique, que joga neste sábado (2), fora de casa, com o Borussia Monchengladbach, terceiro com 43 pontos. A reta final do Campeonato Alemão promete muitas emoções.

Dong-Won Ji / alemanhafc.com.br

SUL-COREANO – O destaque da vitória do Augsburg, na WWW Arena, foi o atacante sul-coreano Dong-Won Ji, de 27 anos, 1,90m, que marcou os dois gols, aos 24 do primeiro e aos 22 minutos do segundo tempo. O atacante espanhol Paco Alcácer, de 25 anos, 1,75m, fez o gol do Borussia Dortmund, aos 36, mas a reação parou aí. O Augsburg é o primeiro time de Alcácer fora da Espanha, onde jogou no Valencia, Getafe e Barcelona, ganhando o título espanhol e duas vezes a Copa do Rei.

Dong-Won Ji estreou na Europa em 2011 pelo inglês Sunderland, que o cedeu até 2015 ao Augsburg, que o comprou no último ano do empréstimo. O atacante foi bem-sucedido na seleção sul-coreana na Copa da Ásia de 2011 e ganhou o bronze nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, chegando aos 31 jogos e 8 gols. 

13 DERROTAS – O Augsburg conseguiu apenas a segunda vitória nos últimos 15 jogos, após 13 derrotas, e continua tentando a permanência na primeira divisão, que disputou, pela primeira vez, em 2011. Seu maior feito foi em abril de 2014, ao quebrar a invencibilidade de 53 jogos do Bayern. Depois de Munique e Nuremberg, Augsburg é a terceira maior cidade do estado da Baviera, na belíssima região sul da Alemanha.

FESTA DE 30 MIL – A quinta vitória do Augsburg, de 111 anos, foi celebrada nesta primeira noite de março por 30 mil torcedores, na SGL Arena, construída e mantida pela SGL, empresa de produtos de carbono. O clube tem 111 anos, fundado em 8/8/1907, e só há cinco estrangeiros no elenco de 29 jogadores. O único brasileiro é o atacante Caiuby, de 30 anos, paulistano, revelado em 2005 na Ferroviária de Araraquara e desde 2008 na Alemanha, mas pouco escalado pelo técnico alemão Markus Weinzierl.

Augsburg 2 x 1 Borussia Dortmund registrou 26 faltas, 15 do time mandante, que só deu nove chutes na direção do gol, menos oito que o visitante. O árbitro Tobias Stieler, de 37 anos, advogado com escritório na cidade portuária de Hamburgo, só mostrou três cartões amarelos, dois para jogadores do Borussia Dortmund, que trocou mais 470 passes que o Augsburg (666 x 196). 

CHANCE DO HEXA – Ganhador dos seis últimos campeonatos, o Bayern de Munique tem a chance de ficar igual em pontos ao Borussia Dortmund (57) e de superá-lo em vitórias (17 x 16), se vencer neste primeiro sábado (2) de março o Borussia Monchengladbach, terceiro com 43 pontos. O jogo será no Borussia Park com a lotação de 54 mil lugares completa.