A 14ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO, neste segundo fim de semana de julho, pode mudar posições dos oito primeiros colocados, o que a torna bem especial e valorizada. Só o Botafogo não descerá do pedestal de líder, mesmo que o resultado não seja favorável no confronto direto com o vice-líder Grêmio. Ainda assim, o Botafogo pode até ser beneficiado pelo confronto direto do mandante Palmeiras, 4º com 23 pontos, com o Flamengo, 3º com 25 pontos.

DEPOIS DE IMPOR A 1ª DERROTA ao mandante Palmeiras, o Botafogo poderá ter outra vitória com igual sabor, posto que o Grêmio ainda não perdeu em casa, o que também representará ampliar a vantagem para 10 pontos sobre o vice-líder, desde que o Flamengo, 3º com 25, e o Palmeiras, 4º com 23, empatem, e mesmo que o mandante Bragantino, 5º com 23, vença o São Paulo. A vantagem do Botafogo é dupla, em pontos e em vitórias, primeiro item de desempate.

ÚNICO SEM EMPATE, o Botafogo tem 11 vitórias, 4 como visitante – duas sem sofrer gol -, e as duas derrotas sofridas foram fora de casa. Com a defesa menos vazada – 7 gols em 13 jogos -, o Botafogo tem o segundo ataque mais positivo, o artilheiro, e o segundo melhor saldo de gols. Depois de 13 rodadas, os números refletem a campanha meritória do líder. Nenhuma das 20 equipes pratica o futebol solidário, sem estrelismo, que o Botafogo vem apresentando.

OUTRO BOM CONFRONTO DIRETO será, com certeza, o do mandante Bragantino, 5º com 23 pontos, com o São Paulo, 7º com 21 pontos, ambos com 6 vitórias. O São Paulo ainda não venceu fora do Morumbi e o Bragantino vem de 5 vitórias em casa, 4 sem sofrer gol, com destaque para o impressionante 4 x 0 imposto ao Flamengo. Sem alarde, o português Pedro Caixinha está recuperando o time da má campanha que fez com Barbieri, 14º com 16 derrotas, em 2022.

POR ÚLTIMO, mas não menos importante, como dizem os ingleses em The last but not the least, o Fluminense x Internacional de domingo (9), no Maracanã, no primeiro jogo desde que Diniz foi anunciado interino da seleção. Instáveis, ambos têm 21 pontos, 6 vitórias, 3 empates, 4 derrotas, e a única vantagem do Fluminense é no saldo de 5 gols; o do Inter é negativo de 1 gol. Quando muito, sobem duas posições, dependendo de outros resultados.

Foto: Divulgação