O BOTAFOGO joga em casa na última rodada, com a vantagem do empate para ser campeão brasileiro, uma semana depois de ganhar pela primeira vez a Libertadores. O adversário é o São Paulo, que garantiu com o sexto lugar a vaga direta na fase de grupos da Libertadores do próximo ano.
ÚNICO TRICAMPEÃO de fato e de direito, com três títulos brasileiros consecutivos – 2006, 2007, 2008 -, o São Paulo estaria disposto a dividir a honra com o arquirrival Palmeiras, bicampeão em 2022 e 2023? Para a maioria dos observadores, a hipótese é descartada, praticamente nula.
O PRÓPRIO TÉCNICO do Palmeiras, único a ganhar duas consecutivas, admitiu após os resultados da noite de ontem (4), em que o Botafogo manteve a diferença de três pontos e a vantagem do empate, que o título está decidido: “Vocês conhecem o futebol brasileiro melhor do que eu”.
O BRASILEIRO DE 2024 é o nono a ser decidido na última rodada, pelo segundo ano consecutivo, desde que passou a ser disputado por pontos corridos em 2003. O primeiro campeão na última rodada foi o Santos, ao vencer o Vasco (2 x 1), em 2004, ano do seu último título.
A RODADA FINAL de 2020 teve o desfecho mais tenso, após o Flamengo perder para o São Paulo (2 x 1), no Morumbi, enquanto Internacional e Corinthians disputavam os minutos finais no Beira-Rio. 0 x 0 deu o segundo título consecutivo ao Flamengo, que não conseguiu o tri em 2021.
METÁFORA consagrada na expressão popular, que define uma situação sem saída, a sinuca de bico ocorre quando a bola fica encostada à caçapa, sem ângulo para bater nas outras bolas. Ou com outra expressão ainda mais simples, o São Paulo não há de querer pôr azeitona no pastel do Palmeiras.
Foto: Divulgação