CAIU A SOPA NO MEL DO BOTAFOGO, que venceu o Fluminense com todos os méritos por 2 x 0 e terminou a 26ª rodada com nove pontos de vantagem (55 a 46) e mais cinco vitórias (17 a 12) que o vice-líder Bragantino. A diferença aumentou para 11 pontos sobre Grêmio (3º), que perdeu o Grenal (3 x 2); Palmeiras (4º), que levou a virada do Santos (2 x 1), e Flamengo (5º), 1 x 1 com o Corinthians. Último mandante a perder, o Fluminense caiu para 7º, com 41, ultrapassado pelo Fortaleza, 6º com 42 pontos.

DEPOIS DE REGREDIR com Bruno Lage, demitido após três derrotas consecutivas e um empate, o Botafogo de quatro jogos sem vitória retomou o curso das boas exibições e decidiu o clássico em três minutos. Lançado por Tchê Tchê, aos 19, Junior Santos finalizou de canhota na saída de Fabio, e aos 22 deu assistência para Tiquinho Soares, também de canhota, encobrir o goleiro. Houve uma grande diferença: o Fluminense jogou (mal) e o Botafogo competiu para vencer.

IRRITADO, COMO POUCAS VEZES se viu, Fernando Diniz, que tirou a barba, tentou melhorar, aos berros, nos dois minutos da parada técnica, aos 26, mas o time não reagiu. O técnico substituiu Marlon por Alexander e Marcelo saiu da lateral para o meio, e voltou do intervalo sem Ganso, em um de seus piores jogos, mas Lima nada acrescentou. Sairam Keno, aos 19, e Marcelo aos 29, entrando Diogo Barbosa e Leo Fernandez, mas o time em nada melhorou.

ENQUANTO O BOTAFOGO foi preciso na marcação e veloz nos contra-ataques, o Fluminense só criou um lance de perigo, aos 48 do 1º tempo, com o chute de Kennedy na trave. Na volta do intervalo, o Botafogo também acertou a trave com Junior Santos aos 14, e depois da parada técnica, aos 25, o Fluminense fez a quarta e última substituição inútil, com Yony Gonzalez no lugar de Samuel Xavier. Fabio evitou o 3º gol, aos 33, ao defender com o pé o chute de Luis Henrique.

FOI O 2º CLÁSSICO que o Botafogo venceu no Maracanã, no Brasileiro de 2023, depois de 3 x 2 no Flamengo, na 3ª rodada, domingo, 30 de abril. Das 17 vitórias do líder, 12ª sem sofrer gol, enquanto o Fluminense sofreu a 9ª derrota, primeira com o mando de campo, 7ª sem fazer gol. A última derrota do Fluminense no Maracanã havia sido para o América Mineiro (2 x 0), domingo, 9 de outubro de 2022, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

FLUMINENSE 0 x 2 BOTAFOGO registrou 2.441.265,50. 41.140 pagantes. 45.193 presentes. O Botafogo teve direito a quatro mil ingressos, mas milhares de cadeiras do Maracanã estavam vazias, o que reflete bem a falta de organização do Campeonato Brasileiro, que deveria ser dirigido por profissionais, de preferência, bons. O Botafogo passou a ter vantagem de uma vitória sobre o Fluminense (20 a 19), na estatistica do Campeonato Brasileiro, com 19 empates.

LEANDRO VUADEN, com atuação segura, advertiu com cartão amarelo Tchê Tchê, Keno e Fernando Diniz, dos técnicos que mais reclamam. Duas vezes premiado como melhor árbitro do Brasileiro, Vuaden é gaúcho de Roca Sales, a 143 km de Porto Alegre, e tem contribuído para minimizar os efeitos das inundações. O município se chamava Convento Vermelho e passou a ser Roca Sales após a visita recíproca do presidente argentino Julio Roca, em 1899, e do presidente brasileiro Campos Sales, em 1890.

BOTAFOGO – Lucas Perri, Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Gabriel Pires) e Eduardo (Danilo); Junior Santos (Luis Henrique), Tiquinho Soares (Hugo) e Victor Sá (Carlos Alberto). Técnico – Lúcio Flávio, com apoio de Julio Carli. No reinício do campeonato, o líder Botafogo será visitante no jogo da 27ª rodada com o América Mineiro, dia 18, e voltará ao Estádio Nilton Santos dia 21 para o jogo da 28ª rodada com o Athletico.

FLUMINENSE – Fabio, Samuel Xavier (Yony Gonzalez), Nino, Marlon (Alexsander) e Marcelo (Leo Fernandez); André, Ganso (Lima) e Keno (Diogo Barbosa); Arias, Cano e Kennedy. O jogo da 27ª rodada com o Corinthians foi adiado de 18 para 19, para que o técnico Fernando Diniz e os jogadores que estarão com a seleção nas eliminatórias se reapresentem. No jogo seguinte, com o Bragantino, o Fluminense tentará a primeira vitória no returno como visitante.

Fotos: Vitor Silva/Botafogo e Guito Moreto / Agência O Globo