QUANDO A CLASSIFICAÇÃO parecia tranquila, porque podia perder por um gol e abriu 2 x 0 com Igor Jesus aos 13 e Savarino aos 19 do 2º tempo, o Botafogo viveu nove minutos de sofrimento, ao sofrer os gols de Flaco Lopez aos 41 e Rony aos 45, e conseguiu a vaga nas quartas de final, ao empatar (2 x 2) com o Palmeiras, na noite de ontem (21), no Allianz Parque, em São Paulo, pela vitória de 2 x 1 no estádio Nilton Santos.

O PALMEIRAS TEVE GOL ANULADO no último minuto dos acréscimos de sete minutos porque Gustavo Gomez ajeitou a bola com a mão antes de marcar, aos 51 minutos, o 3º gol, que levaria a decisão aos pênaltis. O árbitro argentino Facundo Tello, que teve atuação correta, foi chamado pelo VAR, e depois de rever o lance, acertou em anular o gol.

O BOTAFOGO JOGARÁ nas quartas de final, em 18 e 25 de setembro, com São Paulo ou Nacional do Uruguai, que ficaram no 0 x 0 no jogo de ida, em Montevidéu, e decidem a vaga na noite de hoje (22), no Morumbi, em pênaltis, se voltarem a empatar.

O BOTAFOGO FOI O 1º a eliminar o Palmeiras nas quartas de final nos últimos sete anos. Bicampeão da Libertadores em 2020-2021, desde 2017 o Palmeiras se classificou seis vezes consecutivas às semifinais. O Botafogo, ainda tentando o 1º título da Libertadores, volta às quartas de final depois de sete anos.

O BOTAFOGO já havia tirado a invencibilidade do Palmeiras em 17 jogos na Libertadores, com o 2 x 1 no jogo de ida no estádio Nilton Santos. O técnico Artur Jorge manteve a vantagem de duas vitórias – 1 x 0 no Brasileiro e 2 x 1 na Libertadores -, com o 2 x 2 da noite de ontem (21) em São Paulo. Nos 31 jogos contra técnicos portugueses no Brasil, Abel Ferreira ganhou 20, perdeu 5 e empatou o 6º na noite de ontem (21).

JOHN, Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuibano (Hugo); Gregore (Danilo), Marlon e Almada (Tchê Tchê); Luiz Henrique (Mateus Martins), Igor Jesus (Tiquinho) e Savarino – o Botafogo classificado para as quartas de final da Libertadores com São Paulo ou Nacional do Uruguai.

WEVERTON, Marcos Rocha (Gabriel Menino), Gustavo Gomez, Vitor Reis e Caio; Richard Rios (Rony), Zé Rafael (Aníbal Moreno), Raphael Veiga e Felipe Anderson (Lázaro); Estêvão e Flaco Lopez – o Palmeiras que o Botafogo eliminou da Libertadores 2024.

PALMEIRAS 2 x 2 BOTAFOGO registrou R$4.706.504.52. 40.269 pagantes, na noite de ontem (21), no Allianz Parque, em São Paulo.

Fotos: Nelson Almeida / Vitor Silva/Botafogo