Escolha uma Página

O PADRÃO INGLÊS DE TRADIÇÃO está abalado e em polvorosa, com a venda, nos próximos dias, do Manchester United FC, um dos mais ricos do mundo, a duas semanas de completar 145 anos, fundado na 3ª feira, 5 de março de 1878. O Banco do Catar ofereceu cinco bilhões de libras esterlinas, moeda mais forte do mundo.

O VALOR PROPOSTO pelo sheik Jassim Bin Hamad Al Thani, de 44 anos, filho do ex-primeiro-ministro Hamad, dono do Banco do Catar, para a compra de 100% das ações do Manchester United, é superior aos 3 bilhões e 800 milhões de libras esterlinas, pagos pela franquia do futebol americano da NFL Denver Broncos.

O OBJETIVO DO CATAR, na compra do Manchester United FC, é de fazer frente ao grupo de investidores dos Emirados Árabes Unidos, que em 2008 comprou o Manchester City FC. Na época, o Abu-Dhabi United Group pagou 210 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$1.260 milhões.

TENTANDO MANTER a história do clube ligada diretamente à Inglaterra, o multimilionário Jim Ratcliffe, engenheiro inglês de 70 anos, dono da Ineos, empresa multinacional da indústria química, fundada em 1988 em Londres, entrou na disputa. Seu patrimônio líquido é superior a 20 bilhões de dólares.

A DATA LIMITE para a apresentação das propostas se encerrou ontem (17) e os irmãos Joel e Avram Glazer, assumiram o Manchester United em 2014, com a morte do pai, Malcolm, que havia comprado o clube em 2005. Pouco depois, a família Glazer começou a ser pressionada pelos torcedores pela má administração.

A DIVISÃO ENTRE os torcedores dos Diabos Vermelhos, como o Manchester United é chamado pela cor da camisa, aumentou. A maioria quer que um inglês assuma e o bilionário Jim Ratcliffe salientou: “Vamos devolver o Manchester United às suas antigas glórias e torná-lo 100% livre de dívidas”.

ENTRE OS MAIS preocupados com a situação, o ex-técnico Alex Ferguson, de 81 anos, sempre presente aos jogos. Ele é o recordista de 27 anos no cargo – 1986 a 2013 -, com 50 títulos e 895 vitórias em 1.500 jogos. 13 vezes campeão inglês, 12 vezes da Copa da Inglaterra e duas vezes da Liga dos Campeões.

COM FERGUSON, que recebeu da Rainha Elizabeth o título de Sir, o Manchester United superou em 2011 o arquirrival Liverpool, ao ganhar o 19º Campeonato Inglês. O estádio de Old Trafford, com capacidade para 74.879 espectadores, sempre lotado, é um dos maiores patrimônios da história de quase 145 anos do clube.

Foto: The Sun