Com dois gols do cabo-verdiano Jovane Cabral, de 22 anos, o Sporting venceu de virada (3 x 1) o Belenenses e se isolou em terceiro lugar do Campeonato Português, na noite de ontem (26), no último jogo da vigésima oitava rodada, no estádio do Restelo, em uma das áreas nobres de Lisboa, a freguesia de Belém. Foi a terceira vitória consecutiva do time dirigido por um dos técnicos que representam a renovação do futebol português, o lisboeta Ruben Amorim, ex-meia de 35 anos.

TODOS OS GOLS foram marcados no primeiro tempo. O atacante português Licá, de 31 anos, fez o do Belenenses logo aos 9 minutos, e o zagueiro uruguaio Sebastián Coates, de 29 anos, empatou de cabeça aos 22, após cruzamento do ponta Gonzalo Plata, de 19 anos, equatoriano de Guaiaquil. A virada foi com o primeiro gol de Jovane Cabral, aos 36, em lindo voleio, depois do cruzamento do lateral Stefan Ristovski, macedônio de 29 anos. 

GOL ANULADO – Os azuis do Belenenses tiveram um gol bem anulado por impedimento, aos 41, pelo assistente Pedro Mota, e confirmado pelo árbitro Tiago Martins, que aos 43 apitou pênalti claro no atacante esloveno Andrez Sporar, do Sporting. Para marcar seu segundo gol no jogo e o terceiro dos leões do Alvalade, Jovane Cabral teve que efetuar duas cobranças. Na primeira, o goleiro do Belenenses se adiantou e defendeu, mas na segunda foi deslocado, escolhendo o lado errado.

DÉCIMA SEXTA – O Sporting chegou aos 52 pontos com a décima sexta vitória e ampliou o saldo de gols para 16, com 45 a favor e 29 contra. Mesmo sem chance de vaga na Liga dos Campeões da Europa, a que só o campeão e o vice têm direito, o Sporting está praticamente garantido na Liga Europa 2020-2021. Já o Belenenses, décimo quarto com 30 pontos, sofreu a décima quarta derrota e está próximo do rebaixamento. O time tem saldo negativo de 20 gols, com 44 sofridos e 24 marcados.

HOMENAGEM – Todos os jogadores do Sporting entraram com a camisa 22, em homenagem ao zagueiro francês Jérémy Mathieu, de 36 anos, que estava no clube desde 2016 e disputou 106 jogos. No treino da última quarta (24) ele sofreu rompimento total dos ligamentos do joelho e decidiu encerrar a carreira. Bom dizer: o líder Porto e o vice-líder Benfica jogarão segunda (29). Os tripeirosvisitarão o Paços de Ferreira e os encarnados irão à Ilha da Madeira enfrentar o Marítimo.

O PRESIDENTE Luis Filipe Vieira, de 71 anos, espera manter o técnico Bruno Lage, de 44 anos, no Benfica, para a temporada 2020-21. Diante de especulações, ele negou ter feito contato com Jorge Jesus, que está no Flamengo. Jesus teve final de contrato atribulado com o Benfica e seu nome hoje é rejeitado pela maioria dos conselheiros. Se não mantiver Bruno Lage, o técnico mais cotado é Marco Silva, lisboeta de 42 anos, que está sem clube, desde que saiu do inglês Everton em dezembro.

Fotos: Publico.pt, A bola.