MESMO QUE SE CONSIDERE o equilíbrio de forças, o Flamengo visita o Palmeiras com certo favoritismo na noite deste sábado ( 8 ), com previsão de chuva, temperatura de 15 graus e em torno de 40 mil torcedores no Allianz Parque, onde depois de três vitórias e um empate, o Palmeiras só perdeu para o líder Botafogo (1 x 0). O Flamengo tentará a 4ª vitória fora de casa, depois de 3 x 2 no Bahia e no Santos; de 4 x 1 no Vasco, e da goleada que sofreu do Bragantino (4 x 0).
O PALMEIRAS está há quatro jogos sem vencer e há três sem fazer gol, com duas derrotas e um empate no Brasileiro, e a derrota no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, e não ganha do Flamengo, no Brasileiro, desde 2017. O time perdeu força ofensiva com a contusão de Rony, ainda não confirmado, assim como o meia Zé Rafael, que faz questão de lembrar: “Já mostramos, em outras situações parecidas, que nossa equipe também tem muita força mental”.
O FLAMENGO, além de Leo Pereira e Gabriel, em recuperação, também não terá o chileno Erick Pulgar, suspenso. O goleiro argentino Rossi viajou com a equipe, presumindo-se que seja suplente, mas sem nenhuma surpresa se o técnico decidir promover sua estreia. Em retrospecto recente mais favorável que o do Palmeiras, o Flamengo vem de três vitórias, 3 x 2 no Santos e 2 x 0 no Fortaleza, e a virada (2 x 1) no Athletico Paranaense pela Copa do Brasil.
É O JOGO DOS ATAQUES mais positivos, o do Flamengo com média de 2 gols por jogo (26 em 13), e o do Palmeiras com média de 1.84 (23 em 13, igual ao Grêmio), mas a defesa do Palmeiras sofreu menos cinco gols que a do Flamengo (12 a 17). 4º com 23 pontos, o Palmeiras pode trocar de posição com o Flamengo, 3º com 25. Mas o Flamengo, se vencer, pode terminar a 14ª rodada na vice-liderança, se o Grêmio, com 26, não ganhar amanhã (9) do líder Botafogo (33).
PARA O FLAMENGO, um gostinho de revanche, depois de perder o único confronto do ano com o Palmeiras, que o venceu por 4 x 3 na decisão da Supercopa do Brasil, no domingo, 28 de janeiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasilia. Por sinal, um belo jogo de reviravoltas, com o Flamengo abrindo o placar, mas já saindo para o intervalo em desvantagem, e depois de igualar duas vezes, acabou sofrendo o gol de Gabriel Menino, que decidiu o jogo.
O PALMEIRAS terá menos duas opções ofensivas, ao confirmar a venda dos atacantes Bruno Tabata para o Catar SC e Rafael Navarro para o Colorado Rapids, dos Estados Unidos. Esperando pela revisão médica desta manhã, o técnico Abel Ferreira não anunciou a escalação. A mais provável: Weverton, Mayke, Gustavo Gomez (c), Murilo (Luan) e Piquerez; Zé Rafael (Richard Rios), Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Rony (Endrick) e Dudu.
O FLAMENGO também não antecipa escalação, mas a mais provável será com Mateus Cunha, Wesley, Fabricio Bruno, David Luiz e Filipe Luis; Tiago Maia, Victor Hugo, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique (Luiz Araújo) e Pedro. O Palmeiras não gostou da escala do árbitro catarinense Ramon Abatti Abel, de 33 anos, lembrando que ele deixou de marcar pênalti claro do meia chileno Vidal no zagueiro paraguaio Gustavo Gomez, no returno de 2022, no Allianz Parque.