Com atuações marcantes, gols que ficaram gravados e títulos em sete de alguns dos times mais famosos do mundo, o artilheiro Ibrahimovic estará de volta em 2020 ao Milan, campeão italiano e da Supercopa da Itália, com 56 gols em 85 jogos, de 2010 a 2012. Na juventude, em seu quarto, tinha pôsters de Ronaldo Fenômeno, seu ídolo.

170 MILHÕES – Desde 2001 no Ajax, que defendeu até 2004, poucos movimentaram mais valores em suas transferências. Zlatan Ibrahimovic girou em torno de 170 milhões de euros, o equivalente a R$800 milhões, nas passagens pela Juventus, Inter, Barcelona, Milan, PSG e Manchester United. Ele está entre os 10 da história com mais de 500 gols.

DESAFIO – “Estou voltando feliz a um clube que admiro e respeito e a uma cidade que amo” – resumiu Ibra, que se diz pronto para o desafio: em 17 rodadas, o Milan é décimo primeiro com 21 pontos, metade da Inter e da Juventus; perdeu oito jogos, empatou três e só ganhou seis. O saldo é negativo de oito gols (16 a 24): “Vamos mudar tudo isso” – diz.

VALORIZADO – O atacante ganhará 3.500 mil euros (R$16 milhões) pelos seis meses de contrato e um bônus, se o time entrar nos torneios europeus de clubes. Ele não joga desde outubro, após seis meses no Los Angeles Galaxy, da Liga dos Estados Unidos, onde marcou 53 gols em 58 jogos. 

IBRAHIMOVIC é da cidade portuária de Malmo, terceira maior da Suécia, no extremo Sul do país. O pai Sefik, muçulmano nascido na Bósnia, era encadernador e deu-lhe nome árabe, acrescentando a letra h. A mãe Jurka, católica, nascida na Croácia, era faxineira. Os nomes dos pais, e dos filhos Maximilian e Vincent, estão gravados entre as muitas tatuagens do seu corpo, assim como seu sobrenome, em árabe.

FAIXA PRETA – O atacante é faixa preta em taekwondo, que pratica desde a juventude e diz ter sido importante para ajudá-lo no corpo-a-corpo com os marcadores pesados do futebol. Com 1,95m, ambidestro, ele tem três nacionalidades: sueca, bósnia e croata. Seu melhor amigo na Inter de Milão era o atacante português Ricardo Quaresma, também de origem cigana.

O PRÊMIO – Zlatan Ibrahimovic figura no dicionário da língua sueca com o verbo zlatanear, que significa dominar com força. Defensor dos menos favorecidos, ele também não deixou de tatuar no corpo os nomes de 50 pessoas que viu nas ruas de várias cidades passando fome. O atacante de 38 nomes, recusou em 2014 o prêmio de segundo lugar, reagindo com ironia: “Nessa lista de nomes, eu seria primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto”…

IBRAHIMOVIC passará pelos exames médicos de rotina na primeira quinta (2) de 2020 e em seguida assinará o contrato de seis meses. Sua estreia pode ser na primeira segunda (6) de janeiro com a Sampdória, no estádio de San Siro, em Milão, ou na rodada seguinte, a décima nona, sábado (11), fora de casa, com o Cagliari.

BRASILEIRO DEMITIDO – O paulista Thiago Motta foi demitido ontem (27) do Genoa, último colocado do campeonato, com 11 pontos em 17 rodadas, depois de ter encerrado a carreira de meio-campo no PSG em 2018. O técnico que vai assumir é Davide Nicola.

Foto: Divulgação / AC Milan