Escolha uma Página

DEZESSEIS ANOS depois de ganhar a edição histórica do 50º Troféu Teresa Herrera, um dos mais concorridos do verão europeu, ao vencer a Juventus, campeã da Europa, em agosto de 1996, o Botafogo voltará à Europa para um amistoso em Londres com o Crystal Palace, sábado, 3 de dezembro.

EMBORA O TIME tenha disputado um torneio na Itália em 1999, perdendo para a Roma por 1 x 0 e empatando 0 x 0 com o alemão Werder Bremen, o Botafogo não levou muito em conta a excursão. Segundo os dirigentes da época, foi igual ao torneio de 2008 na Suíça, onde se apresentou sem a equipe completa.

O TERESA HERRERA de 1996 foi diferente porque o Botafogo levou a equipe completa, que em 1995 ganhou a decisão do Campeonato Brasileiro com o Santos, no Pacaembu. O técnico era Paulo Autuori e o time tinha a liderança do zagueiro e capitão Wilson Gotardo e os gols do artilheiro Tulio Maravilha.

O TERESA HERRERA foi disputado no estádio Riazor, em La Coruña, e o time espanhol havia contratado o volante Mauro Silva, da seleção brasileira campeã do mundo de 94. Na semifinal, o Botafogo venceu o La Coruña por 2 x 1 de virada, gols de Tulio e Bentinho, e a Juventus eliminou o Ajax por 6 x 0.

NA GRANDE FINAL, 10 de agosto de 96, com o estádio Riazor lotado, Botafogo e Juventus empataram (4 x 4), e nos pênaltis o Botafogo venceu por 3 x 0, com o goleiro Wagner defendendo as cobranças de Vieri, Amoruso e Zidane. Na decisão do 3º lugar, o La Coruña venceu o Ajax por 2 x 0.

CRYSTAL PALACE RECEBE BOTAFOGO

O AMISTOSO DO BOTAFOGO com o Crystal Palace será sábado, 3 de dezembro, no estádio Selhurst Park, com capacidade para 26 mil torcedores, em Croydon, bairro da região Sul de Londres. O Crystal Palace está em 10º entre os 20 do Campeonato Inglês e não tem jogador sul-americano em seu elenco.

O TÉCNICO PATRICK VIEIRA, francês de 46 anos, nasceu no Senegal e foi volante do Arsenal de Londres, três vezes campeão inglês, e fez 107 jogos pela seleção da França, campeã do mundo de 98. Ele jogou também na Juventus de Turim e na Inter de Milão. 

O CRYSTAL PALACE FC tem 117 anos, fundado em 10 de setembro de 1905. Era chamado de Glaziers (Vidreiros) porque seus fundadores foram construtores do Palácio de Cristal de Londres. Tempos depois, a denominação do clube passou a ser The Eagles (As Águias). 

O CRYSTAL PALACE nunca sequer se aproximou das primeiras colocações da primeira divisão. O muito que conseguiu foi a Copa de Membros Ingleses de 1991, que só foi disputada de 1985 a 1992, e dos títulos da 2ª divisão, em 1978-79 e 1993-94. A única vez que ganhou a 3ª divisão foi na temporada 1920-21.

Foto: Lance!