BRASIL x URUGUAI, QUINTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO, será o último jogo de 2021 das eliminatórias para a Copa de 2022, na volta a Manaus do colono que gosta de ler e aprender, como o gaúcho Tite se auto define. O trigésimo jogo oficial do técnico será o segundo em que comandará a seleção na Arena da Amazônia, maior palco de futebol do Norte, cinco anos depois da vitória por 2 x 1 sobre a Colômbia, gols de Miranda e Neymar, na terça-feira, 6 de setembro de 2016.

BOM LEMBRAR – Na estreia de Tite, quinta-feira, 1 de setembro de 2016, com 35 mil torcedores no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, o Brasil voltou a vencer o Equador, como visitante, depois de 33 anos. Foi também a estreia de Gabriel Jesus, aos 19 anos, que marcou dois gols, e sofreu o pênalti, que Neymar converteu no primeiro gol da noite. A seleção, de camisa azul: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Renato Augusto e Willian (Philippe Coutinho); Neymar e Gabriel Jesus.

VIBRAÇÃO – 25 anos depois de Telê Santana, em 1981, a seleção voltou a vencer dois jogos consecutivos nas eliminatórias, com muita vibração de Tite: “O apoio dos torcedores de Manaus nos emocionou muito. Foi importante e decisivo para a vitória” – resumiu o técnico, que cerrou os punhos e ergueu os braços, comemorando com todo o estádio. Noite maravilhosa, a da terça-feira, 6 de setembro de 2016, com 36.601 pagantes, e o recorde de R$5.840.505,50, no cenário esplendoroso da Arena da Amazônia. Bom lembrar: Tite repetiu a escalação da estreia.

O MAIS DIFÍCIL – Agora, em 2021, a tendência é que a seleção termine a temporada com 100% de aproveitamento, depois dos jogos fora de casa com a Venezuela, dia 7, em Caracas; com a Colômbia, dia 10 em Barranquilla, e com o Uruguai, dia 14, em Manaus. Tite anunciou os 24 convocados, com o retorno de nove que jogam na Inglaterra, sem, no entanto, ter certeza de que serão liberados, como aconteceu nos três jogos anteriores.

GOLEIROS – O trio está mantido. Alisson, do Liverpool, continua cotado como titular. Ederson, do Manchester City, é o segundo. O técnico é habilidoso e pode até promover o rodízio para não causar desestímulo. Weverton, do Palmeiras, tem feito por se manter como terceira opção, e Santos, do Athletico Paranaense, quarto nome, ganhou força depois das boas atuações nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

LATERAIS – Danilo e Alex Sandro devem continuar titulares, como na Juventus, mas Arana, do Atlético Mineiro, é mais sombra do lado esquerdo do que Emerson, do londrino Tottenham. Não há outros nomes cotados, principalmente depois que o técnico não incluiu Daniel Alves, que  já está até admitindo a antecipação do encerramento da carreira para o final de 2021, apesar das sondagens de alguns clubes, inclusive estrangeiros.

ZAGUEIROS – Mesmo que a cotação de Eder Militão e Lucas Veríssimo tenha aumentado, pelas boas atuações no Real Madrid e Benfica, tudo indica que o técnico deverá dar prioridade ao entrosamento de Marquinhos e Tiago Silva, desde os tempos do PSG. Marquinhos é um dos intocáveis do campeão francês e Tiago Silva se destacou na Champions que o Chelsea ganhou. 

NO MEIO – A dúvida no meio-campo é em torno de dois nomes porque Casemiro e Paquetá continuarão titulares. Everton Ribeiro, pela regularidade no Flamengo, parece mais cotado do que Gerson, do Olympique Marselha, como terceiro, e a quarta vaga, mais perto de Fabinho, do Liverpool, do que de Fred, do Manchester United. Edenilson, do Internacional, é uma boa opção.

NO ATAQUE – O paulista Antony, de 21 anos, brilhando no líder holandês Ajax, e o gaúcho Raphinha, de 24 anos, do bem modesto Leeds United, décimo sétimo entre os vinte da Inglaterra, convocado pela segunda vez, são os alas pela direita. Gabriel Jesus segue bem no Manchester City; Vinícius Junior, em ascensão no Real Madrid, e Mateus Cunha ainda não decolou no campeão Atlético de Madrid. Em resumo: cinco por uma ou duas vagas, ao lado do absoluto Neymar.

BOM DIZER – Tite será o terceiro técnico a dirigir a seleção em duas Copas consecutivas, depois de Zagallo em 70 e 74, e Telê Santana, em 82 e 86. 

Foto: CBN Vitória