A Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF) promoveu nesta sexta (21) a belíssima festa de premiação de 17 novos técnicos, no monumental auditório do belíssimo Centro de Desportos da Aeronáutica, em Sulacap, na zona oeste do Rio de Janeiro. Entre os formandos, os meias Gilmar Popoca, que em 2019 estará de volta à comissão técnica do Flamengo, e Yan, campeão carioca de 94 no Vasco, e o lateral-direito Ronald, campeão carioca de 95 no Fluminense.

O curso da ABTF teve a duração de um mês, com aulas dos professores Carlos Alberto Lancetta, Cláudio Café, Jair Pereira, Waldemar Lemos e o paraninfo da turma foi o ex-apoiador José Luis Carbone, que jogou no Botafogo e foi técnico do Fluminense, além de ter atuado pela seleção brasileira no início dos anos 70. O coordenador Bris Belga destacou que o curso foi feito por R$4 mil, enquanto a CBF cobrou R$25 mil pelo que promoveu na Granja Comary, em Teresópolis.

Bris Belga, com larga experiência em diversos times, como um dos administradores mais competentes e organizados do futebol, lembrou também que “o curso da ABTF é tão bom quanto o da CBF, que não pode deixar de reconhecer a competência dos professores que orientam os ex-jogadores e os preparam com segurança para o desempenho da nova função de treinador”. Jair Pereira, jogador e técnico campeão no Vasco, também se destacou na Europa como treinador do Atlético de Madrid.

PLACA – Zilla Cardoso, presidente da ABTF, entregou a placa ao paraninfo José Luis Carbone, que exaltou o interesse demonstrado por todos os formandos durante o curso, no que foi aplaudido pelos diretores Fernando Pires e Flávio Annunziatta. Os diretores Jair Pereira e Waldemar Lemos mostraram-se felizes ao entregar o diploma ao ex-meia Yan, que Jair comandou no time campeão carioca de 94 do Vasco, e Waldemar dirigiu na equipe de 2001-2002 do Fluminense.

GILMAR – Ex-técnico do sub-20 do Flamengo e reconduzido de volta em 2019 à comissão técnica, que corrigiu erro da diretoria anterior, Gilmar Popoca foi um dos formandos, com excelente índice de aproveitamento, cabendo-me a alegria de entregar ao amigo e conterrâneo – somos amazonenses de Manaus – o diploma a que fez jús.

LANCETTA, professor de larga experiência e que também dá aula no Centro de Desportos da Aeronáutica, tem convite para voltar ao futebol em um grande clube do Rio em 2019. Em um de seus trabalhos mais recentes, Lancetta foi gerente-geral do Botafogo. Um dos mais festejados na premiação foi Jorge Saraiva, recordista de títulos do Madureira, onde conta com o apoio integral do presidente Elias Duba e do vice Enéas Madeira.