A Bolívia – adversário de estreia do Brasil na Copa América, dia 14 de junho, no Morumbi – foi decepcionante nos dois amistosos de preparação na Ásia, jogando mal e sem fazer gol nas derrotas que sofreu para a Coreia do Sul e o Japão (1 x 0). A seleção do técnico Eduardo Villegas, ex-volante, boliviano de 54 anos, perdeu ontem (26), diante de 30 mil torcedores no estádio Kobe Wing, no oeste do Japão, onde o atacante Shoya Nakajima fez o gol aos 31 do segundo tempo. O Japão, que também estará no Brasil para a Copa América, vem mostrando evolução com o trabalho do ex-volante Hajime Moriyasu, de 50 anos, que defendeu a seleção japonesa entre 92 e 94, como um de seus melhores valores.

MÉXICO VENCE PARAGUAI – No segundo jogo sob o comando do técnico argentino Gerardo Tata Martino, o México venceu (4 x 2) o Paraguai, em amistoso de preparação para a Copa Oro, na noite de ontem (26), no Levi’s Stadium, na cidade de Santa Clara, no estado americano da Califórnia. Os mexicanos já saíram para o intervalo com 3 x 0, gols de Dos Santos, Gomez (contra) e Chicharito Hernandez, levando ao delírio os 65 mil torcedores.
O Paraguai reagiu no segundo tempo com os gols de Perez e Gonzalez, mas os mexicanos ampliaram a vantagem e estabeleceram o placar final de 4 x 2 com o gol de Montes. O Paraguai vai disputar a Copa América no Brasil, em junho e julho, com Argentina, Colômbia e Catar no Grupo B. O técnico argentino Eduardo Toto Berizzo, de 49 anos, substitui o colombiano Juan Carlos Osório.

TÉCNICO AMEAÇADO – Reinaldo Rueda, colombiano de 61 anos, é um técnico sob ameaça no Chile porque a seleção não consegue mostrar evolução, como ainda se viu no 1 x 1 da noite de ontem (26) com os Estados Unidos, em amistoso diante de 20 mil torcedores, no Compass Stadium, em Houston, no estado do Texas. Os jornalistas chilenos apertam a cobrança: “Falta pouco para a Copa América e nossa seleção é mais dúvidas do que certezas”.

O jogo teve início em alta velocidade e com os gols em menos de dez minutos. O meia Pulisic fez o dos Estados Unidos logo aos quatro e o meia Opazo empatou aos nove. Bom lembrar: Reinaldo Rueda foi técnico do Flamengo em 2017, com 13 vitórias, 10 empates e 8 derrotas.

QUARTA CONSECUTIVA – A seleção de El Salvador, uma das boas da América Central, conseguiu na noite de ontem (26) a quarta vitória consecutiva, impondo-se (2 x 0) ao Peru, no estádio Robert Kennedy, em Nova Jersei. Barahona (contra) e Óscar Ceren fizeram os gols, aumentando o conceito do técnico mexicano Carlos de los Cobos, de 60 anos, que assumiu a seleção salvadorenha. O Peru,que se prepara para a Copa América, é treinado pelo argentino Ricardo Gareca, de 61 anos, desde 2015, um ano depois de sair do Palmeiras.

EQUADOR SEM GOL – A seleção do Equador terminou com muitas críticas de seus torcedores a participação em amistosos nos Estados Unidos, na sequência da preparação para a Copa América no Brasil. Na estreia, perdeu (1 x 0) para os Estados Unidos, em Orlando, no estado da Flórida, e na noite de ontem (26) não saiu do 0 x 0 com Honduras, na Arena Red Bulls, em Nova Jersei. 20 mil equatorianos que vivem nos arredores de Nova York vaiaram a seleção.

Foto:: Futebol Latino