Foto: Gabriel Bouys/AFP/Getty Images

Atual tricampeão e maior vencedor com catorze títulos, o Real Madrid foi eliminado da Liga dos Campeões 2018-19, ao ser goleado (4 x 1) e humilhado com show de bola do Ajax, campeão da Holanda, na noite desta primeira terça (5) de março, diante de 81 mil torcedores, no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid. O Ajax já saiu para o intervalo com 2 x 0, com os gols belíssimos dos atacantes Hakim Ziyech, holandês de 26 anos, e David Neres, paulistano, que domingo (3) completou 22 anos.

GOLAÇO DO JOGO – Superior do início ao fim, o Ajax fez 3 x 0 aos 17 do segundo tempo, com o golaço do jogo marcado pelo sérvio Dusan Tadic, de 30 anos, 1,81m, no ângulo direito do goleiro belga Courtois, de 1,96m, que só ficou olhando. Tadic já havia sido o destaque do primeiro tempo, com as assistências primorosas para os gols de Ziyech e Neres. O técnico Erik Ten Hag o substituiu logo após ter feito o gol mais bonito da noite e um dos mais lindos da temporada 2018-19 da Liga dos Campeões.

DEMORA DO VAR – O gol de Tadic teve início na linha lateral, onde o zagueiro Blind impediu com um carrinho que a bola saísse e o meia De Jong deu sequência. Depois de quatro toques, o passe rasteiro de Ziyech para Tadic finalizar no ângulo. O árbitro de video analisou durante mais de três minutos se a bola havia saído na linha lateral, até que o árbitro alemão Felix Brych confirmasse o gol, apontando para o meio do campo.

O GOL DO REAL – Com Ajax 3 x 0 o Real Madrid precisava de dois gols para se classificar, pelos dois que marcara no jogo de ida (2 x 1) em Amsterdam, mas só conseguiu o primeiro e único. Marco Asensio, que substituiu Vinícius Júnior, marcou de canhota, no canto esquerdo do goleiro camaronês André Onana, aos 30. Mas, dois minutos depois, o meia dinamarquês Lasse Schone, de 32 anos, fez 4 x 1 em maravilhosa cobrança de falta do lado direito da área, no ângulo esquerdo, sem chance para o goleiro.

EXPULSÃO – Houve cinco minutos de acréscimos e aos 48, livre na pequena área, Ziyech poderia ter feito o quinto gol, mas isolou por cima da trave. Faltavam dois minutos quando o zagueiro Nacho Fernandez, que substituiu o suspenso Sergio Ramos, pisou no pé do meia Van de Beek, que arrancava para o ataque, e foi expulso. No final, os jogadores do Ajax fizeram pose de campeão e comemoraram perto dos torcedores holandeses que se deslocaram a Madrid.

Photo by David Ramos/Getty Images

VINÍCIUS JÚNIOR – O atacante deu uma arrancada do meio do campo aos 31 minutos e mesmo marcado entrou na área. Na finalização de pé esquerdo, a bola bateu do lado de fora da rede e ele caiu na linha de fundo, já chorando, após torcer o tornozelo. Atendido, ainda tentou voltar, mas não suportou a dor. Saiu para o banco de reservas caminhando e ali ficou até o fim do jogo, ao lado de Marcelo, outra vez na reserva. Quatro minutos antes de Vinícius, quem saiu foi Lucas Vazquez, que sentiu a coxa.

AJAX TIRA COROA – Em sua edição online, o diário MARCA destaca: “Ajax tira coroa do Real Madrid”, ressaltando ter sido a maior goleada sofrida no estádio Santiago Bernabeu. O jornal estampou ainda: “Ajax esmagou o campeão desde o início”. Os torcedores do Real Madrid – alguns chorando – pareciam não acreditar na eliminação dentro de casa e com uma goleada que não deixou dúvida quanto à superioridade do time holandês, que se superou depois de perder (2 x 1) o jogo de ida em Amsterdam.

CABEÇAS ROLARÃO – Com a eliminação da Copa do Rei, após a derrota (3 x 0) para o Barcelona e da chance de disputar o título de campeão espanhol, após outro revés (1 x 0) para o Barcelona, em dois jogos com intervalo de quatro dias em Madrid, o clima ficou pesado no clube. Os analistas não têm dúvida: cabeças rolarão e não só a do técnico argentino Santiago Solari, mas as de alguns jogadores, entre eles o galês Gareth Bale, de novo figura apagada, e Marcelo, amargando a reserva.

TOTTENHAM CLASSIFICADO – No outro jogo da noite desta primeira terça (5) de março, o Tottenham avançou pela terceira vez às quartas de final, ao voltar a vencer o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, na Alemanha. No jogo de ida, em Londres, 3 x 0, e esta noite, em Dortmund, 1 x 0, gol de Harry Kane aos três minutos do segundo tempo. Kane foi o artilheiro da Copa do Mundo de 2018 em que a Inglaterra terminou em quarto lugar.

Fotos: site oficial do Real Madrid

GOLEIRO GARANTIU – A pressão do time alemão foi muito forte no primeiro tempo, em que o Tottenham, acuado, quase não saiu do próprio campo. O goleiro francês Hugo Lloris, de 32 anos, 1,88m, há sete anos no clube inglês, teve atuação notável, com defesas magníficas. Logo no início do segundo tempo, Harry Kane, com o oportunismo habitual, fez o gol que decidiu o jogo e garantiu a classificação do Tottenham, de volta às quartas de final depois de oito anos.

MAIS DUAS VAGAS – A primeira quarta-feira (6) de março promete novas emoções na Liga dos Campeões, com mais duas vagas a serem preenchidas para as quartas de final. No Parque dos Príncipes, em Paris, o PSG receberá o Manchester United, que perdeu (2 x 0) o jogo de ida no Old Trafford e precisa de 3 x 0 para se classificar. Missão menos complicada é a do Porto, que perdeu (2 x 1) na Itália, mas só precisa de 1 x 0, no estádio do Dragão, para eliminar a Roma.