PELA PRIMEIRA VEZ, em 122 anos de sua história, o Ajax sofreu mais de cinco gols em Amsterdam, ao levar a virada do Napoli por 6 x 1, na abertura da 3ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, na noite desta 3ª feira (4), na Arena Johann Cruyff, na capital da Holanda. Os 52.896 torcedores saíram em silêncio.

A ÚNICA VEZ em que o Ajax sofreu cinco gols em um jogo da Liga dos Campeões foi na goleada do Bayern por 5 x 1, em 1980-81, no antigo Estádio Olímpico de Munique, por coincidência, também de virada. O Ajax ganhou quatro vezes a Liga dos Campeões, duas invicto, e é o maior campeão holandês com 36 títulos.

O NAPOLI, do técnico Luciano Spalletti, ex-meia de 63 anos, lidera o Grupo A com início arrasador: 4 x 1 no Liverpool, 3 x 0 no Rangers e 6 x 1 no Ajax. O atacante Giacomo Raspadori, de 22 anos, foi o destaque com dois gols, e o argentino Giovanni Simeone, de 27 anos, completou a goleada histórica em Amsterdam.

O AJAX FEZ 1 x 0, gol do meia ganês Mohammed Kudus, de 22 anos, logo aos 9 minutos, mas o Napoli reagiu rápido com o gol de cabeça de Giacomo Raspadori, aos 17, completando cruzamento sob medida do lateral uruguaio Mathias Olivera, de 24 anos, e já saiu para o intervalo com 3 x 1 refletindo seu melhor desempenho.

O NAPOLI FOI O 1º visitante a fazer três gols no Ajax no 1º tempo de um jogo. A equipe holandesa cometeu seu excesso de faltas, 21 das 25 marcadas pelo árbitro François Letexier, de 33 anos, o mais novo da Champions League. O Ajax terminou com 10, com a expulsão do atacante sérvio Dusan Tadic, aos 28 do 2º tempo.

O VICE-LÍDER DO GRUPO A é o Liverpool, do técnico alemão Jurgen Klopp, que venceu em casa o Rangers, da Escócia, último com três derrotas, por 2 x 0, gols do lateral Alexander-Arnold, de falta, e do egípcio Mohammed Salah, de pênalti, sofrido pelo ponta colombiano Luis Diaz. O goleiro Alisson, titular da seleção brasileira, não fez sequer uma defesa difícil.

Fotos: Site Oficial do Ajax e REUTERS/Piroschka Van De Wouw